Vila Verde apresenta Estratégia de Turismo 2035 para afirmar o concelho como destino de excelência
Updated on 16/07/2025




Tornar a atividade turística um motor de crescimento económico, de coesão territorial e de inclusão social
A Câmara Municipal de Vila Verde apresentou a “Estratégia de Turismo para Vila Verde – 2035”, um documento orientador que visa estruturar o desenvolvimento turístico do concelho na próxima década, promovendo uma oferta sustentável, qualificada e distintiva. A cerimónia contou com as presenças de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, e Luís Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Na sessão, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, destacou que a nova estratégia assenta em quatro pilares fundamentais: o património, a natureza, a cultura e a gastronomia. «Com a conceção da Estratégia de Turismo para Vila Verde 2035 pretendemos consolidar um crescimento turístico estruturado e sustentável, posicionando Vila Verde como um destino de excelência, onde a autenticidade da cultura local, a riqueza do património edificado, a diversidade da gastronomia e a beleza natural do território proporcionam experiências marcantes a quem nos visita», sublinhou a autarca.
A presidente reforçou ainda que o novo plano estratégico «valoriza os recursos endógenos, promove o empreendedorismo e fomenta a criação de novos negócios, contribuindo assim para o desenvolvimento económico e social do concelho».
Entre as potencialidades do território, Júlia Fernandes destacou o património natural — como paisagens, rios, montes, vales, praias fluviais, trilhos, fauna e flora — bem como os produtos locais, a gastronomia e os vinhos, os legados históricos (com destaque para o Caminho de Santiago e a Citânia de S. Julião), o artesanato e, naturalmente, as tradições culturais, como os emblemáticos Lenços de Namorados.
A autarca reafirmou a ambição do Município em afirmar Vila Verde como «um território de pessoas autênticas, com identidade própria, seguro, sustentável e preparado para proporcionar experiências únicas, sendo um local atrativo para visitar, investir, trabalhar e viver».
A “Estratégia de Turismo para Vila Verde – 2035” define uma visão clara para o futuro: desenvolver os recursos e competências necessárias para tornar a atividade turística um motor de crescimento económico, de coesão territorial e de inclusão social. Para isso, está prevista a criação de produtos turísticos e experiências baseadas na autenticidade local, capazes de responder às diferentes motivações dos visitantes, ao mesmo tempo que promovem a qualificação das acessibilidades, infraestruturas e equipamentos, e valorizam a perceção da marca Vila Verde.
O documento foi apresentado por Luís Ferreira, que identificou como principais objetivos da estratégia: o aumento do número de visitantes e turistas, a melhoria da experiência turística, o incremento da taxa de repetição e recomendação de visita, o reforço da notoriedade de Vila Verde como destino turístico e a construção de uma marca forte, assente no conceito “Vila Verde 100% VERDE”.