Nova ETA de Vila Verde reforça resposta ao consumo de água e garante maior eficiência
Updated on 16/07/2025





A intervenção representou um investimento de 1,5 milhões de euros
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, inaugurou a ampliação e remodelação da Estação de Captação e Tratamento de Água (ETA) de Vila Verde. A intervenção representou um investimento de 1,5 milhões de euros e vem reforçar a capacidade de resposta da rede pública, sobretudo nos períodos de maior pressão, como o verão.
Na cerimónia, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, destacou que esta é uma obra estruturante, que permitirá melhorar a eficiência do sistema de abastecimento, aumentar a resiliência da infraestrutura e assegurar melhores condições de trabalho aos profissionais envolvidos.
Localizada na margem direita do rio Homem, a ETA foi modernizada, passando a funcionar de forma automatizada, com maior segurança, e com equipamentos e instalações reabilitados.
A autarca sublinhou ainda a importância de garantir o acesso à água em qualidade e quantidade adequadas, num contexto de crescente procura devido ao aumento da população e ao desenvolvimento económico do concelho.
Também a ministra do Ambiente destacou o impacto positivo da obra, frisando que, apesar do reforço da capacidade de abastecimento, é fundamental manter um uso sustentável da água, apelando à responsabilidade individual na sua gestão.