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O projeto Irisvida consiste numa parceria entre o Município de Vila Verde e os Centros Óticos aderentes deste concelho, com o objetivo de garantir o acesso à saúde visual das famílias vilaverdenses com menores recursos sócio-económicos
Quem pode beneficiar deste projeto são os munícipes sinalizados pela equipa de Atendimento e Acompanhamento Social da Casa do Povo de Ribeira do Neiva, que estejam em situação de carência económica, sendo prioritárias situações de crianças, idosos, famílias monoparentais e pessoas com incapacidades.
Parceiros:
*Centro Ótico Ibérico
*Ótica Dias
*Ótica Médica Soares Fernandes
*Institutotico
*Multiopticas
*Opticalia Vila Verde
*Opticalia Prado
*Ótica Prado/Astro Cristalino
*Pradótica
*Ótica Médica do Cávado
*Mais Ótica
O projeto Medivida consiste numa parceria entre o Município de Vila Verde, as farmácias aderentes deste concelho e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS's), com o objetivo de garantir uma maior acessibilidade à medicação prescrita dos munícipes vilaverdenses carenciados.
Promove também a responsabilidade social das farmácias e potencia a intervenção em rede.
Quem pode beneficiar deste projeto são os municípes sinalizados pelas IPSS's, que estejam em situação de carência económica, sendo prioritárias situações de pessoas com doença crónica, idosos, famílias monoparentais e pessoas com incapacidades.
Parceiros:
O projeto Dentivida consiste numa parceria entre o Município de Vila Verde, Clínicas Dentárias de Vila Verde, Laboratórios de Próteses Dentárias e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s)
Os objetivos gerais são: garantir uma maior acessibilidade dos cidadãos vilaverdenses com menores recursos sócio-económicos aos tratamentos de saúde oral; promover a responsabilidade social e potenciar uma intervenção em rede, integrada e concertada, envolvendo as IPSS´s concelhias enquanto estruturas qualificadas próximas da população.
Destinatários: Pessoas em situação de carência económica acompanhadas e sinalizadas pela equipa do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, da Casa do Povo de Ribeira do Neiva.
Parceiros:
*Clínica de Medicina Dentária- Dra Márcia Costa
*Clínica Médica Dentária Dente Esperto Lda-Dra Liliana
*Clínica da Botica Lda-Dra Beatriz Macedo
*Clínica Paulo Pinheiro
*Clínica Dentária Verde Minho Lda-Dra Alda Ribeiro
*Clínica Dentária do Prado Lda-Dr. Handel
*Clínica Imaculada Conceição-Dra Maria Veiga
*Clínica Dentária Dra Catarina Fidalgo Carvalho
*Clínica Medivila-jfmed- Dra Maria João
*Clínica Dentiis- Dra Carmelita
*Clínica ASF- Clínica Médica Dentária Limitada
*Clínica Médica Dentária- Dr Ricardo
*Clínica S. Vicente-Dr Hélio Lopes
*Clinica Dentária Vila Verde-Dr. Miguel Valente
*Clínica Dentária Dr. Pedro Gil Braga
*Santa Casa da Misericórdia-Dra Teresa Oliveira
*Dr. Armandino Alves
O apoio à renda consiste na atribuição do apoio económico a estratos sociais desfavorecidos, no valor mensal de 175 € (escalão A), 125€ (Escalão B) ou 100€ (escalão C).
O Munícipe para aceder a este apoio tem que residir no concelho há pelo menos 2 anos, e ter um rendimento per capita igual ou inferior a 30% do salário mínimo legalmente previsto.
As condições de acesso para atribuição do apoio nos respetivos escalões, está disponível do Regulamento Municipal de Apoio ao Arrendamento para estratos Sociais desfavorecidos.
O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) é uma resposta de ação social de proximidade, orientada a pessoas e famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade, exclusão, emergência social e/ou precisem de apoio e orientação.
O Município de Vila Verde celebrou Protocolo com a Casa do Povo de Ribeira do Neiva para a implementação das competências transferidas, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 55/2020 de 12 de agosto e das Portarias n.º 63/2021 e 65/2021, ambas de 17 de março, relativas ao Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e do Rendimento Social de Inserção, a partir do dia 01 de abril de 2022.
O SAAS tem como principais objetivos;
1-Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação
2-Apoiar em situações de vulnerabilidade social
3-Prevenir situações de pobreza e exclusão social
4-Contribuir para a aquisição e reforço das competências das pessoas e famílias, da autonomia e da rede de suporte familiar e social
5-Garantir uma intervenção especializada em função dos problemas e apoiar os projetos de vida dos cidadãos e famílias
Local de Atendimento: Junta de Freguesia de Vila Verde
terças e quartas das 09h às 13h
Agendamento presencial através do contacto: 253 311 583
O projeto “Vale + Nascer Vilaverdense” consiste numa parceria entre o Município de Vila Verde e as Farmácias aderentes do Concelho, visando a atribuição de benefícios sociais que se traduzem num subsidio de apoio à natalidade no Município de Vila Verde.
O Vale + Nascer Vilaverdense no valor de 250€ por cada criança, nascida a partir de 01 de janeiro de 2022, terá que ser gasto nas farmácias do Concelho de Vila Verde, aderentes ao Projeto, em produtos indispensáveis ao desenvolvimento harmonioso e saudável da criança.
Parceiros:
*Farmácia Medeiros
*Farmácia Misericórdia
*Farmácia Costa Macedo
*Farmácia do Prado
*Farmácia Rocha
*Farmácia Cervães
*Farmácia Leal
*Farmácia Mota
*Farmácia Ribeira do Neiva
*Farmácia Fátima Marques
*Farmácia Universal
O Serviço da Ação Social do Município de Vila Verde criou o Projeto Calendário Solidário e tem como objetivo apoiar as famílias Vilaverdenses em situação de emergência social.
O calendário solidário é patrocinado por empresas locais socialmente responsáveis e o valor angariado nas vendas, reverte integralmente no apoio a causas sociais.
O calendário conta anualmente com a participação dos colaboradores do Município que servem de modelos, realçando a tradição, a cultura, o trabalho ou outras causas, de relevante interesse social.
Esta atividade, patrocinada pelas empresas com responsabilidade social, mantém os princípios de subsidiariedade, cooperação e participação.
O CIAB – Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo é um meio alternativo de resolução de conflitos prestado gratuitamente aos consumidores com a intenção de mediar litígios resultantes da aquisição de bens e serviços.
Nos termos do art. 1º do Regulamento Interno, o CIAB tem por objectivo «a informação aos consumidores e aos profissionais sobre o mercado de produtos e serviços, e também sobre os seus direitos e deveres» e «a regulação de conflitos de consumo, através da mediação, conciliação e arbitragem».
Qualquer pessoa interessada pode recorrer aos serviços do CIAB por telefone, pela internet, por carta ou pessoalmente.
Os pedidos de informação e as reclamações são encaminhadas para um jurista, que, além de responder aos pedidos de informação, procura resolver o processo de reclamação através de mediação.
Compete ao serviço de Ação Social divulgar e informar as medidas de apoio realizadas pelo CIAB.
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