Município de Vila Verde e Luságua acordam reforço de meios na recolha de lixo
Updated on 17/07/2025
Equipa da Câmara Municipal e grupo da Luságua estão a acompanhada e monitorizada a situação de forma permanente
O Município de Vila Verde e a empresa Luságua acordaram hoje um conjunto de novas medidas de reforço do serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) no concelho. O objetivo é resolver focos de acumulação de lixo que persistem em determinados pontos e freguesias.
O reforço de medidas extraordinárias inclui a intervenção de novas equipas que avançam já nesta quinta-feira, num reforço de meios a ampliar na sexta-feira, para assegurar um reforço suplementar da recolha, de forma a resolver falhas que tenham ocorrido nas rotas previstas.
O novo plano extraordinário de intervenção, que se vai prolongar até normalização da recolha, foi decidido nas reuniões de hoje entre uma equipa do Município liderada pela presidente da Câmara e os responsáveis da Luságua para avaliação do serviço prestado.
Em resultado de concurso público internacional, após término do anterior contrato de concessão, a Luságua assumiu a 1 de julho o serviço de recolha de RSU no concelho de Vila Verde.
Nesta fase de adaptação e conhecimento de rotas, terreno e todos os pontos de recolha, para além da recuperação de acumulados anteriores à transição, têm ocorrido algumas falhas e atraso no decurso normal das rotas previstas.
O período entre a falha e a resolução dos problemas tem provocado a acumulação extra de lixo. A empresa compromete-se ao reforço das medidas extraordinárias para assegurar a implementação do plano normal de recolha de RSU.
A situação está a ser acompanhada e monitorizada de forma permanente por uma equipa da Câmara Municipal e pelo grupo de coordenação da Luságua.
Neste período de transição, o Município de Vila Verde agradece a compreensão e a colaboração dos munícipes e das Juntas de Freguesia, na certeza de que continuarão a ser encetados todos os esforços para assegurar o serviço adequado.