Centro Interpretativo do Artesanato em Cerâmica inaugurado sábado na Vila de Prado
Updated on 03/07/2025


O Centro Interpretativo do Artesanato em Cerâmica vai ser inaugurado no próximo sábado, dia 5 de julho, às 11h00, na Vila de Prado. A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, presidirá à cerimónia, que contará com a presença da presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, do presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos.
A inauguração do espaço vai ainda ficar marcada pela abertura da exposição temporária “Arlindo Fagundes: um criativo com as mãos no barro”, que pretende homenagear o artesão e artista Arlindo Fagundes, recentemente falecido. A exposição apresenta algumas das suas produções mais icónicas, cedidas por vários colecionadores e instituições, dando a conhecer também o homem atrás do artista. Ficará patente até 31 de janeiro de 2026.
O Centro Interpretativo do Artesanato em Cerâmica resulta da requalificação de um antigo e emblemático edifício, situado na Rua Direita, na Vila de Prado, num investimento de mais de 500 mil euros, comparticipado em 63,5% pelo PROVERE/MinhoIN, no âmbito do Norte 2020 e ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Espaços para oficinas com artesãos locais a trabalhar, assim como um forno, áreas de exposição das peças e acolhimento de visitas e ações de formação compõem o edifício, de acordo com o projeto, da autoria da Divisão de Projetos e Obras do Município.
O edifício está inserido num conjunto edificado remanescente do núcleo urbano mais antigo da Vila de Prado. Apesar do estado de deterioração, apresenta alguns elementos arquitetónicos de registo, com planta comprida de grande simplicidade, fenestração descentrada em relação ao frontão da fachada principal. Em frente ao edifício abre-se na rua um pequeno terreiro que liga à EN 205 e à antiga igreja Matriz de Prado.