Home » Viver » Vila Verde, Amiga das Crianças » Projetos e atividades em curso
No âmbito do direito à informação e à participação, estão a ser realizadas sessões de apresentação de “Vila Verde, Amiga das Crianças” junto das crianças e jovens do Concelho. Estas sessões realizam-se nas escolas – públicas e privadas -, e abrangem todas as turmas desde o jardim de infância ao ensino secundário e profissional. Pretende-se dar a conhecer às crianças, não só o reconhecimento da UNICEF a Vila Verde no âmbito do Programa “Cidades Amigas das Crianças”, mas também introduzir as áreas de intervenção desenhadas no seu Plano de Ação Local (PAL). A intenção de melhorar as práticas permanentes e efetivas de participação das crianças, começa por lhes dar a conhecer o resultado de um processo em que elas próprias já participaram, nomeadamente no diagnóstico da realidade infantojuvenil e na partilha de sugestões de ações que, muitas delas, foram integradas no PAL. Pretende-se, também, que elas façam parte das decisões de como esta participação poderá ser concretizada e sobre que temáticas, começando por ouvi-las desde já nesse sentido.
Já foi finalizada a votação do logótipo de GIF! Veja o vídeo, realizado por duas jovens, para saber mais:
Ver vídeo clique aqui.
Está a decorrer uma auscultação junto das crianças e jovens das escolas públicas do concelho, para realização de um estudo acerca do nível de satisfação, segurança e adequação (em termos de horário e equipamentos) dos transportes escolares, com a participação das crianças e jovens entre o 5º e o 12º ano. O formulário para o efeito está a ser divulgado através das escolas, mas pode ser acedido aqui: link
Durante as sessões de divulgação de Vila Verde, Amiga das Crianças na EPATV e na ESVV foram recolhidas opiniões dos jovens acerca de assuntos sobre os quais acham que deveriam ser ouvidos pela Câmara Municipal. As partilhas foram imensas e foram vários os/as jovens que indicaram estar disponíveis para trabalhar mais de perto com a Câmara Municipal acerca das diferentes ideias e matérias levantadas. Logo que possível, será divulgada mais informação a este propósito.
Está prestes a arrancar o “Super’A“, um projeto piloto com vista a garantir que crianças com quadros do espectro do autismo possam beneficiar de mentoria individual na escola. Este projeto, ação A11 do PAL de “Vila Verde, Amiga das Crianças”, vai realizar-se no Agrupamento de Escolas de Vila Verde e tem a parceria da SalusLive – Centro Terapêutico e de uma investigadora do Laboratório de Neuropsicofisiologia da Universidade do Minho.
Um dos objetivos operacionais de “Vila Verde, Amiga das Crianças” é garantir a dinamização de pelo menos uma ação de literacia para pais/cuidadores em diferentes temáticas. A alimentação é uma delas. Nesse sentido estão a ser realizadas diversas ações para pais em escolas do Concelho no âmbito do Projeto Municipal “Alimentação em Contexto Escolar”. Pretende-se promover junto dos pais e de toda a comunidade educativa, não só uma melhor informação acerca de como está implementado o sistema de fornecimento das refeições nestes estabelecimentos escolares, mas também alertar para conceitos básicos fundamentais para uma alimentação saudável das crianças e jovens do Concelho.
No ano letivo 2023-2024 foi realizada uma atividade de promoção da leitura, em parceria com a APPACDM, com a Colaboração da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, tendo por base o livro “Histórias Comidas – Eu consigo!”, de Emília Martins, autora do texto e da ilustração. Esta ação enquadra-se no Objetivo Estratégico “Promover o bem-estar e a igualdade de oportunidades”.
Foram realizadas sessões de leitura do livro em diversos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo de Vila Verde, abrangendo um total de 2561 crianças.
Parte das sessões em jardins de infância foram dinamizadas em parceria com uma equipa da APPACDM local (técnicos – incluindo a autora – e utentes), o que possibilitou às crianças contactarem com adultos com necessidades especiais e que lhes mostraram como, lendo as imagens, é possível ler, efetivamente, o livro.
Nestas sessões foi proporcionada às crianças a oportunidade de também elas experimentarem “ler” o livro, sendo clara a sua satisfação ao perceberem que conseguiam deduzir – de facto – o sentido do texto escrito, num exercício de leitura das imagens correspondentes.
As crianças puderam ainda dar a sua opinião sobre a sessão em que participaram, sendo muito evidente que a apreciação foi extremamente positiva: 90% das crianças “votou” a experiência com “Gostei”.