Dia da Juventude: Vila Verde realça papel dos jovens no progresso social
Updated on 12/08/2025

Programa especial com animação e atividades diversas de acesso livre
O Município de Vila Verde assinala esta terça-feira o Dia Internacional da Juventude, com um programa de animação e atividades especialmente dedicadas à população mais jovens, com acesso livre e gratuito.
Uma “grande noite de festa e animação musical”, com os DJs RAVEN e NEMAN a atuarem a partir das 22h30, na Praça de Santo António, encerra a jornada. O programa inclui ainda o espetáculo musical “Leonardo com Tradição”, agendado para as 21h15, no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde.
Ao longo do dia, entre as 10h00 e as 20h00, as piscinas municipais em Vila Verde e Ribeira do Neiva vão estar de portas abertas, com entrada gratuita para todos os jovens até aos 35 anos de idade.
Como membro da Rede Nacional de Municípios ‘Amigos da Juventude’, a autarquia organiza estas iniciativas tendo em vista “valorizar a participação dos jovens na comunidade, proporcionar momentos de convívio saudável e celebrar o seu papel ativo na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável”.
“Contamos com os jovens”
A presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, refere-se à comemoração do Dia Mundial da Juventude como “uma oportunidade para reforçar a importância dos jovens para o sucesso das políticas e estratégias de valorização social e desenvolvimento sustentável, sempre numa perspetiva de interação geracional”.
“Contamos com os jovens e é nosso dever assegurar os recursos e ferramentas para que possam concretizar os seus objetivos e expectativas de vida, aproveitando também a mais-valia que de facto representam para o progresso social”, aponta Júlia Rodrigues Fernandes, justificando igualmente a adesão de Vila Verde à Rede de Municípios Amigos da Juventude.
A autarca frisa medidas concretas que comprovam a aposta do Município na valorização dos jovens. Além do investimento na educação, incluindo o ensino universitário e profissional, destaca os programas de apoio especial para jovens no acesso à habitação, ao empreendedorismo e ao emprego.
Os jovens têm acesso a benefícios fiscais à habitação e à reabilitação urbana, assim como isenções e benefícios fiscais para construção, requalificação ou aquisição de habitação própria no concelho.
O Município de Vila Verde assegura ainda a majoração de apoios e incentivos para promotores de investimento com idade igual ou inferior a 40 anos.
Ao nível da educação, o Município prossegue os investimentos na “contínua melhoria de excelência da educação”, desde o pré-escolar ao ensino secundário, estando em cursos projetos e candidaturas para requalificação de novos edifícios.
Salienta-se ainda as iniciativas direcionadas para as novas gerações, como a Bienal Internacional da Arte Jovem, o concurso internacional de jovens criadores de moda, o Vale + Nascer Vilaverdense, o plano de ação integrado no reconhecimento como “Município Amigo das Crianças” pela UNICEF e a criação do GIF-Gabinete de Apoio à Infância e à Família.