Antigos combatentes de Vila Verde homenageados nos 316 anos do RC6
Updated on 22/08/2025



Regimento de Cavalaria Nº 6 – os Dragões do Minho – assinalou hoje, em Vila Verde, o aniversário
No âmbito da comemoração dos 316 anos dos “Dragões do Minho” – a força militar do Regimento de Cavalaria N.º 6 (RC6) –, um grupo de antigos combatentes vilaverdenses foi hoje homenageado a Medalha Comemorativa das Campanhas, pelos serviços prestados nas guerras do Ultramar.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, acompanhou o comandante do Regimento de Cavalaria, o Coronel José Pedro Rebola Mataloto, na imposição das medalhas, numa cerimónia que decorreu na Praça de Santo António, onde foram expostos veículos militares.
Júlia Rodrigues Fernandes referiu-se à homenagem como “um ato de justiça”, salientando o “reconhecimento da entrega e da disponibilidade dos nossos militares e antigos combatentes ao serviço de Portugal e das nossas populações, com particular impacto na defesa do país, da democracia, da liberdade e da qualidade de vida dos portugueses”.
Em tom emocionado, o Coronel José Pedro Rebola Mataloto agradeceu a todos os antigos combatentes e aos familiares o período de vida que dedicaram às Forças Armadas, ajudando a construir o forte legado que representam os “Dragões do Minho”, sediado em Braga.
Nesta cerimónia, receberam a Medalha Comemorativa das Campanhas os antigos combatentes José da Silva Sampaio (Guiné 1967-69), Carlos Alberto Monteiro (Angola 1974-75), Joaquim de Almeida Vilela (Angola 1974-75) e David Sousa Pimenta (Angola 1970-72). José Gonçalves de Aguiar (Angola 1961-63) foi representado pela filha Fernanda Aguiar Dias.
Também distinguidos, Fernando da Cunha Moçambique (1968-70), João Cândido Duarte Costa (Moçambique 1970-72) e Domingos Gonçalves Dias (Angola 1972-1975) receberão as medalhas em momento a agendar.
Durante a tarde, pessoas de diferentes idades estiveram em contacto com os militares e tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da estrutura militar e visitar veículos de guerra, como os blindados Pandur.