Sessão de Encerramento e Entrega de Prémios da 9ª Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, 16 de julho
Atualizado em 13/07/2016Vila Verde acolhe no próximo sábado (16 de julho), pelas 17h00, a Cerimónia de Encerramento da 9ª Bienal Internacional de Arte Jovem. A sessão, gratuita e aberta ao público em geral, contempla a entrega dos prémios aos vencedores de um concurso em que participaram dezenas de jovens artistas (sub-35) de vários pontos do país e do estrangeiro (Espanha e México), que vai decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho. As obras a concurso estão em exposição até ao próximo sábado, pelo que se ainda não teve a oportunidade de visitar a mostra artística tem aqui uma excelente oportunidade, já que a sessão encerramento inclui ainda uma visita guiada pela exposição patente na Biblioteca Professor Machado Vilela.
O coração do Minho palpita mais forte desde o dia 02 de julho, com uma autêntica lufada de ar fresco, criatividade e inovação. A iniciativa contribui para elevar a cultura e promover o desenvolvimento de jovens artistas (sub-35) e, em simultâneo, permite à população contactar com diversas formas artísticas inovadoras e modernas, aumentando o número motivos de interesse para vilaverdenses e visitante, contribuindo diretamente para a promoção e desenvolvimento do território.
Recorde-se que a jovem artista Alexandra Rafael, de Coimbra, conquistou o Grande Prémio da 9ª Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, com a sua instalação ‘Recolhas’. O segundo prémio foi para Filipe Cortez, com o trabalho ‘Collection’. Destaque também para dois primeiros lugares, em ex aequo, no Prémio Jovem Revelação. O júri premiou as obras ‘Nem Preto, Nem Branco’, da Escola Secundária de Vila Verde, e ‘Poéticas de Luz’, da Escola Monsenhor Elísio de Araújo. Nota de destaque ainda para as 4 Menções Honrosas, atribuídas às obras ‘Migrante’, de Alexandre Carvalho, ‘Ubicácion Água’, de Omar SM, ’10 Chifres’, de Bessa Oliveira, e ‘Dissecação’, de Joana Couto.