INAUGURAÇÃO DA PISCINA MUNICIPAL DA RIBEIRA DO NEIVA – “O foco do nosso trabalho está nas pessoas”
Atualizado em 11/07/2016O Município de Vila Verde inaugurou, ontem, 10 de julho, a Piscina Municipal da Ribeira do Neiva, uma infraestrutura que fica situada em Rio Mau, na União de Freguesias da Ribeira do Neiva (junto ao Parque de Jogos).
Numa cerimónia abrilhantada por várias coletividades daquela localidade, nomeadamente o grupo Desportivo, a Casa do Povo e Agrupamento de Escuteiros, a inauguração deste equipamento é mais uma entre muitas respostas que a Câmara Municipal de Vila Verde está a dar às necessidades e aos anseios desta linda e próspera terra e das suas gentes.
A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, e contou com a presença da Vereadora e dos Vereadores do Executivo Municipal, do Presidente da Junta da União de Freguesias da Ribeira do Neiva, Carlos Machado, do Presidente do Grupo Desportivo e da Casa do Povo da Ribeira do Neiva, Francisco Mota e João Gomes, respetivamente, do Diretor do Agrupamento de Escola de Moure e Ribeira do Neiva, Dr. Armando Machado, do Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES–Cávado II – Gerês-Cabreira, Dr. Raul Borges, o Presidente da ATAHCA, Prof. José Mota Alves, aos quais se juntaram várias entidades concelhias, presidentes das juntas de freguesia, representantes de associações e coletividades, entre muitas outras entidades concelhias e locais. A bênção das instalações esteve ao cargo do Manuel Rodrigues.
Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, na cerimónia de inauguração da Piscina Municipal da Ribeira do Neiva:
«Inauguração da Piscina de Base Recreativa da Ribeira do Neiva
A Ribeira do Neiva tem, uma vez mais, motivos para estar em festa.
A inauguração deste equipamento é apenas mais uma entre muitas respostas que estamos a dar às necessidades e aos anseios desta linda e próspera terra e das suas gentes.
A sua integração neste parque desportivo de excelência vem ao encontro da estratégia que estamos a pôr em prática de fomento da atividade desportiva, de uma forma integrada e obedecendo a um planeamento sólido e eficaz.
Como bem se vê neste completo e moderno conjunto de equipamentos desportivos, o foco do nosso trabalho está nas pessoas e no objetivo de promover um desenvolvimento equilibrado e harmonioso do território do concelho de Vila Verde.
Enquanto outros dedicam todo o seu tempo a passar uma imagem negativa de Vila Verde e a inventar notícias para o desacreditar, nós arregaçamos as mangas e pôs a mão na massa, trabalhando para que os Vilaverdenses tenham acesso a boas condições de vida seja qual for a zona do território concelhio onde vivam.
Fomentar a igualdade de oportunidades no lazer a crianças, jovens e menos jovens não é para nós uma mera figura de retórica nem tão-pouco um slogan de campanha eleitoral.
O que prometemos cumprimos e é com a maior satisfação que estamos aqui a inaugurar mais uma infraestrutura de incontestável importância para o bem-estar de todos vós.
É um gosto poder dizer que agora as pessoas da Ribeira do Neiva não precisam de se deslocar para qualquer outro lado para desfrutar de uma piscina ao ar livre com excelentes condições para poderem ocupar da melhor forma os seus tempos livres.
Temos orgulho em sublinhar que, um pouco por todo o concelho, estão a ser construídos modernos e funcionais equipamentos públicos que servem os interesses das pessoas e tornam o território concelhio ainda mais atrativo.
Temo, hoje, piscinas cobertas, piscinas ao ar livre de caráter recreativo – como esta e a de Vila Verde – pavilhões gimnodesportivos – como o da Ribeira do Neiva, o do Vade e o de Cervães, estes dois ainda não inaugurados -, diversos polidesportivos e campos de futebol 5, 7 e 11 com piso de relva sintética e praias fluviais e zonas ribeirinhas requalificadas e com equipamentos de desporto e de lazer.
O Município está a fazer um grande esforço financeiro e a saber aproveitar ao máximo os fundos comunitários para reforçar a coesão social e territorial do concelho e assim permitir a igualdade de oportunidades dos munícipes, democratizando o acesso ao desporto e ao lazer.
Não podemos ainda esquecer que a construção destes equipamentos faz com que as freguesias fiquem mais apelativas e ajuda a alavancar a economia local.
A fixação de jovens e a atração de utentes de outras regiões e de turistas acrescenta valor à pequena economia, estimula setores como a restauração e a hotelaria, assim como o comércio tradicional, produzindo mais riqueza e criando postos de trabalho.
Esta obra é mais uma página que se vira no caminho que estamos a percorrer para incrementar o crescimento e o desenvolvimento do nosso concelho.
Nesta caminhada, temos a felicidade de contar com excelentes parceiros igualmente empenhados em promover o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida das pessoas.
As juntas de freguesia, as instituições/associações locais e muitos empreendedores têm sabido dizer presente, associando-se a estes investimentos e a todas as medidas que são tomadas a pensar no progresso e na prosperidade do concelho.
Aproveito para deixar uma palavra de apreço ao Grupo Desportivo e Recreativo da Ribeira do Neiva, que se associou a este projeto, celebrando com o município de Vila Verde um protocolo em que assume a exploração deste equipamento.
É esta forma descentralizada de fazer política, delegando nas forças vivas locais, mais próximas da realidade, a tarefa de melhor explorar as potencialidades dos equipamentos em proveito de todos, que também gostaria de realçar, pelos bons frutos que tem vindo a dar.
No final deste mês, a realização da Taça do Mundo de Maratona, em Canoagem, na Vila de Prado, vai ser mais uma realização ímpar do nosso concelho.
Vamos contar com mais de 400 atletas de mais de 30 países de 4 continentes.
Isto só é possível porque, felizmente, temos, em Vila Verde, instituições, como o Clube Náutico de Prado, que desenvolvem um trabalho extraordinário e que reconhecem a vantagem que é para todos agregar vontades e unir esforços em torno de projetos de grande interesse municipal.
É com esta forma trabalhar ativa e agregadora que o município consegue mobilizar as entidades e as pessoas para projetos com os quais o concelho e os Vilaverdenses só têm a ganhar.
Contamos com todos – associações, instituições, escolas, empresas, cidadãos – para continuar no rumo do progresso e da construção de um concelho atrativo e cada vez mais competitivo.
Muito obrigado!
Viva a Ribeira do Neiva!
Viva Vila Verde!
Viva Portugal!»