Recantos paradisíacos e paisagens deslumbrantes no Trilho da Nóbrega e na Caminhada Ambiental entre o Homem e o Cávado
Atualizado em 28/11/2016Em Fim de Semana Gastronómico ‘Vila Verde Capital do Pica no Chão’, 25 a 27 de novembro, o concelho recebeu duas atividades de natureza que ajudaram a desgastar as calorias extras e levaram vilaverdenses e visitantes à descoberta das encantadoras paisagens naturais do coração do Minho. O Trilho da Nóbrega e a Caminhada Ambiental ‘Zona Ribeirinha entre o Homem e o Cávado’ contaram com um total de mais de uma centena de participantes, que não se amedrontaram com o céu cinzento e partiram rumo à aventura em duas manhãs de convívio e muita alegria.
Trilho da Nóbrega – Um encantador percurso de 14 Kms por Aboim da Nóbrega e Gondomar
No passado sábado, 26 de novembro, mais de cinquenta bravos responderam afirmativamente ao desafio da organização e participaram no Trilho da Nóbrega. Um encantador percurso de 14 Kms por Aboim da Nóbrega e Gondomar, que levou os participantes a descobrirem a imensa beleza natural das encostas da Nóbrega. Além de desfrutarem das magníficas paisagens, os aventureiros puderam também conhecer diversos pontos de interesse turístico e cultural, como os Moinhos, a Igreja Matriz, a Fonte do Dente de Santo, a Casa da Pequenina, os espigueiros e as cascatas. A iniciativa resulta de uma organização conjunta do Parque de Campismo de Aboim a Nóbrega e da ATAHCA.
Caminhada Ambiental ‘Zona Ribeirinha entre o Cávado e o Homem’
No domingo, passámos das terras altas da Nóbrega para o sul do concelho. A Caminhada Ambiental ‘Zona Ribeirinha entre o Cávado e o Homem’ desvendou recantos paradisíacos, com paragem em diversos pontos de interesse como moinhos, açudes, pontes e praias fluviais, entre outros. Um percurso de 8 Kms entre a Praia da Malheira, em Sabariz, e a Praia do Faial, na Vila de Prado, que colocou em lugar de relevo a beleza da fauna e da flora dos mais imponentes cursos de água que atravessam o território vilaverdense. Mais de 60 pessoas enfrentaram a manhã fria de outono e participaram na caminhada promovida pelo Município de Vila Verde.
“Relevante contributo para a promoção de Vila Verde como um Concelho atrativo”
O presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, não escondeu a imensa satisfação pela excelente dinâmica decorrente de ambas as iniciativas. “A realização de eventos desta natureza, que combinam a prática desportiva com momentos de lazer e de salutar convívio e que permitem aprofundar o conhecimento do património natural e histórico-cultural do Concelho de Vila Verde. São iniciativas que se revestem da maior importância e merecem o meu mais vivo elogio”, afirmou o edil, acrescentando que “são dois percursos distintos e apaixonantes, que se complementam naquilo que de melhor a nossa terra tem para brindar os apaixonados da natureza”. António Vilela conclui vincando que “esta simbiose entre estilos de vida saudáveis e a divulgação das imensas potencialidades turísticas do território é mais um relevante contributo para a promoção de Vila Verde como um Concelho atrativo, com inúmeros motivos de interesse para quem cá vive e para quem nos visita”.
Um fim de semana recheado de atrativos
Durante o Fim de Semana Gastronómico ‘Vila Verde Capital do Pica no Chão’, nota de destaque ainda para as promoções na restauração e alojamento, para a VI Mostra Doces e Sabores da Nossa Terra e para as ‘Conversas da Letra’, seguidas de uma visita guiada à Cervejaria Artesanal – Letraria (com degustação de cerveja artesanal e cogumelos). O Museu do Linho, o Museu de Arte Sacra das Terras de Regalados, o Museu do Brinquedo e da Brincadeira e o Espaço Namorar Portugal estiveram de portas abertas para receber os visitantes, que podem ainda aproveitar para conhecer as encantadoras paisagens naturais e a riqueza do património edificado do concelho. Um rol diversificado de motivos de interesse que fechou com chave de ouro a programação turístico cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que de agosto a novembro se desdobrou em quase 40 iniciativas de promoção e divulgação da genuína tradição do Minho.