NA ROTA DAS COLHEITAS 2019 – De 2 a 4 de agosto. Animação tradicional, gastronomia e muita diversão em Freiriz
Atualizado em 31/07/2019A freguesia de Freiriz prepara-se para brindar a população local e visitantes e receber de braços abertos os emigrantes com três dias de festa rija. A iniciativa ‘Freiriz 2019: Animação Tradicional e Gastronómica’ decorre já no próximo fim de semana, 2 a 4 de agosto, e promete aquecer ainda mais as noites de verão na freguesia. Os participantes podem degustar as iguarias da gastronomia minhota acompanhadas pelo bom vinho verde da região, cantar e dançar ao som da música popular, viver as tradições locais, desfrutar de um ambiente acolhedor em clima de convívio, amizade e alegria… Não faltam motivos para uma visita ao recinto, localizado nas imediações da igreja paroquial. A organização está a cargo da Junta de Freguesia de Freiriz, com o apoio do Grupo de Jovens, de várias empresas locais e do Município de Vila Verde. Esta é uma das iniciativas que marcam o arranque da edição de 2019 da programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que se estende do primeiro fim de semana de agosto ao último de novembro, um pouco por todo o concelho, com mais de 40 iniciativas de divulgação e valorização da genuína tradição do Minho.
PROGRAMAÇÃO RICA E DIVERSIFICADA
A festa começa ao final da tarde de sexta-feira, 2 de agosto. Pelas 18h00, as barraquinhas de ‘comes e bebes’ entram ao serviço e os aromas dos pitéus da cozinha minhota vão tomando conta do recinto. Depois de alimentar o corpo, há música ao vivo para nutrir e alegrar o espírito da plateia, que habitualmente não resiste a um pezinho de dança. No dia seguinte, as atividades arrancam ao final da tarde, às 18h00. Os insufláveis colocados no local vão fazer as delícias da pequenada, proporcionando momentos de grande diversão ao público mais jovem. Em simultâneo, o revivalismo e a tradição cruzam-se com a brincadeira e a diversão para um final de tarde em cheio. Com organização do Grupo de Jovens de Freiriz, os jogos tradicionais prometem recordar as diversões de outrora e espalhar uma onda de boa-disposição pelo recinto.
Uma hora mais tarde, às 19h00, decorre uma apresentação gastronómica com produtos diversificados confecionados com os produtos frescos do campo cultivados pelos agricultores locais. Para abrir o apetite e animar a festa, a ‘prata da casa’ volta a mostrar que tem valor. O Grupo de Concertinas de Freiriz sobe ao palco pelas 19h30 para fazer ecoar pelo recinto os animados acordes da ‘rainha do Minho’ e pôr a plateia a dançar ao som da música popular. Segue-se uma pausa para jantar. Por volta das 21h00, as concertinas regressam ao palco para continuar o espetáculo. A partir das 22h00, a animação continua com música em palco e uma viagem pelos grandes sucessos dos anos 70, 80 e 90 conduzida pelo experiente DJ Tito. No último dia, o grande destaque vai para a gastronomia regional, com vários pitéus disponíveis nas barraquinhas de ‘comes e bebes’.
Para o presidente da Junta de Freguesia, Narciso Gama, ‘Freiriz 2019: Animação Tradicional e Gastronómica’ é uma ocasião de excelência para divulgar a freguesia e as tradições locais, proporcionando momentos de lazer e fortalecendo os laços entre a comunidade. “Queremos promover os produtos locais e regionais. Proporcionar um convívio à população e receber os emigrantes. Valorizar aquilo que ‘é nosso’, a tradição, a música, a gastronomia…”, referiu. Neste capítulo, Narciso Gama sublinhou ainda a importância da programação Na Rota das Colheitas na divulgação e promoção das potencialidades das freguesias do concelho de Vila Verde e na valorização da tradição e da cultura popular.
Município de Vila Verde, 31.7.2019