MUNICÍPIO DE VILA VERDE E ASSOCIAÇÃO HABITAT FOR HUMANITY ENTREGAM CASA A FAMÍLIA DE PEDREGAIS
Atualizado em 31/07/2019Realizou-se, ontem, 30 de julho, a cerimónia de entrega da casa da família Costa, em Pedregais, na União de Freguesias da Ribeira do Neiva.
A consolidação da parceria entre o Município de Vila Verde e Habitat for Humanity e a dedicação da família, co-responsável neste processo de mudança, constituiu um fator basilar na concretização de um sonho, a construção de uma casa condigna.
Dezenas de voluntários nacionais e internacionais abraçaram o desafio de ajudar a Habitat for Humanity Portugal a construir a casa da família Costa.
O Município de Vila Verde, colaborou com apoio Técnico e maquinaria, bem como a atribuição de 5.000 € (cinco mil euros) em materiais de construção.
A nova casa da família Costa já está pronta a ser habitado. A mudança para a nova casa está para breve, sendo que o empenho e a vontade em ter o novo lar equipado é o que move agora Glória eos os seus dois filhos, a Sofia e o Eduardo.
Esta família que trabalhou afincadamente durante meses na sua própria casa, ficará a pagar uma prestação mensal sem juros, de valor reduzido, de acordo com os seus rendimentos.
Presente no momento da entrega da casa, o Chefe da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. Adelino Machado, considera que «esta parceria entre o Município de Vila Verde e a Habitat for Humanity representa uma importante almofada para as pessoas e famílias em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica. O objetivo é criar condições para que todos tenham acesso a uma habitação condigna.»
«Um bem-haja à família da Srª Glória Costa, a todos os parceiros e voluntários que, motivados pelos valores de participação e solidariedade, doam o seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário», afirmou representante da autarquia vilaverdense.
Glória Costa, mãe de Sofia e Eduardo Queirós, agradeceu «o trabalho de todos aqueles que ajudaram na concretização do sonho», a casa onde agora vão morar.
Para a Presidente da Direcção da Habitat, Helena Pina Vaz, a entrega desta habitação foi «mais um caso de sucesso, um exemplo e uma inspiração», reforçando «o papel dos voluntários ao longo do processo».
Refira-se que o Município de Vila Verde em parceria com a Associação Humanitária Habitat, entregou 9 habitações, desde 2008, estando previsto para o ano 2019 a entrega das chaves de mais uma habitação da Laurinda, em Oriz Sta Marinha.
A principal área de atuação da Habitat Portugal é a construção ou reconstrução de casas para famílias carenciadas.
A seleção das famílias que pretendem ser apoiadas pela associação, é realizada mediante um processo de candidatura que envolve várias estruturas da Habitat.
Município de Vila Verde, 31.7.2019