Município de Vila Verde deu a conhecer os resultados do projeto educativo “Aprender a Ser com Competências Transversais”
Atualizado em 05/03/2021Decorreu durante a manhã de hoje, no Salão Nobre dos Paços do concelho de Vila Verde, a sessão de encerramento do Projeto “Aprender a Ser com Competências Transversais”, integrado no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).
A Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, conduziu a reunião que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, do Primeiro Secretário da CIM Cávado, Dr. Rafael Amorim, dos Diretores dos Agrupamentos de Escolas de Prado, Moure e Ribeira do Neiva, Vila Verde e o Diretor da Escola Secundária de Vila Verde, do Drº Ricardo Pinto e Dr. José Martins, da Universidade do Minho, responsáveis pelo Programa Hypatiamat, da Profª Ana Paula Guerra, da Escola Secundária de Vila Verde, do Drº Pedro Rosário, da Universidade do Minho, responsável pelo Programa Tutorias Autorregulatórias, do Dr. António Batista, Consultor do PIICIE do Cávado e das equipas técnicas da Divisão de Educação do Município e da CIM Cávado.
Esta sessão teve como objetivo marcar o término deste projeto, apresentando o percurso de intervenção desenvolvido nas várias ações/atividades e os principais resultados gerados.
Projeto esteve no terreno nos anos letivos 2017-2018, 2018-2019 e 2019-2020
A Vereadora da Educação começou por referir que «Este projeto esteve no terreno nos anos letivos 2017-2018, 2018-2019 e 2019-2020, em todos os Agrupamentos de Escolas e na Escola Secundária de Vila Verde e integrou as seguintes ações: Competências Digitais, Prevenção+ Literacia, Pratico e Aprendo no Espaço Casa e Monotorização e Avaliação.»
Júlia Fernandes disse: «Destacaram-se como principais resultados de intervenção e níveis de execução deste projeto, ao longo dos anos letivos de 2017 a 2020, a implementação de 92.90% das medidas previstas e o envolvimento global de 2063 alunos nas atividades de combate ao insucesso escolar.»
A Vereadora reforçou que «O projeto, na sua globalidade teve impactos muito positivos na diminuição da taxa de retenção e desistência, bem como, na taxa de alunos com níveis negativos.»
A finalizar a Vereadora da Educação salientou que «A nível qualitativo, destaca-se o facto das ações se centrarem em fatores de promoção e reforço do sucesso escolar desenvolvendo competências alterais à aprendizagem (soft-skills) e competências cognitivas. Focaram-se, também, na diferenciação positiva da abordagem a dificuldades específicas de aprendizagem.»
Ações desenvolvidas consideradas inovadoras e diferenciadoras
Todos os intervenientes na sessão destacaram a importância da implementação destes projetos, nos seus contextos educativos, sublinhando o facto de todas ações desenvolvidas terem sido excecionalmente bem acolhidas pela comunidade escolar. Apesar do término do projeto, ele continua presente na Escola, ajustado à realidade e ao contexto atual, constituindo uma mais-valia que perdurará no tempo e certamente beneficiará novos alunos.
De realçar que as várias ações desenvolvidas neste projeto foram consideradas boas práticas inovadoras e diferenciadoras quer a nível local, quer regional, nacional e internacional, não apenas pelos resultados obtidos, mas também pelas sinergias potenciadas.
Note-se que este projeto foi cofinanciado a 85% pelo Fundo Social Europeu e Programa Regional Norte 2020.
Município de Vila Verde, 5.3.2021