Município de Vila Verde apresentou a plataforma digital “Idade Maior”
Atualizado em 29/11/2017Sinalizar e monitorizar as pessoas idosas que vivem sozinhas e isoladas
O Município de Vila Verde apresentou, hoje (29 de novembro) a plataforma digital “Idade Maior”, a qual tem por finalidade sinalizar e monitorizar as pessoas idosas mais vulneráveis, que vivem sozinhas e isoladas, sem retaguarda familiar nem redes de vizinhança .
A vereadora da Educação, Cultura e Ação, Dr.ª Júlia Fernandes, presidiu à sessão de apresentação da Plataforma “Idade Maior”, um projeto do Município de Vila Verde que tem como parceiros a GNR, a Proteção Civil Municipal, os Bombeiros Voluntários, o ACES Cávado II Gerês/Cabreira, as IPSS`s e as Juntas de Freguesia.
Segundo a Vereadora «no concelho de Vila Verde estão identificados cerca de 150 idosos que vivem nestas condições de isolamento, sem retaguarda familiar e que são acompanhados pelas instituições parceiras que fazem um extraordinário trabalho de rede. A Plataforma irá permitir optimizar esse trabalho, tornando-o mais eficaz e mais eficiente. O objetivo principal deste projeto é contribuir para a melhoria da qualidade de vida através da promoção do envelhecimento ativo, da solidariedade inter-geracional e institucional.”
A plataforma digital foi desenvolvida pela empresa Coolsis e deverá estar ativa dentro de dois meses e destina-se a acompanhar os idosos que não estão institucionalizados e que apresentam estas características. Vai permitir uma mais eficaz intervenção em rede, feita no terreno pelas várias entidades parceiras. Segundos os responsáveis, pretende-se chegar a estas pessoas que vivem isoladas, de forma articulada, para que cada parceiro que visite o idoso possa sinalizar problemas e lançar alertas, através da plataforma, para a necessidade de haver determinada intervenção por parte de outra entidade, fazendo o seu encaminhamento.
O projeto Idade Maior – Intervenção em Rede
O projeto Idade Maior – Intervenção em Rede surgiu devido às necessidades que diversas instituições sentiram, no âmbito das suas competências, tendo em vista a identificação, acompanhamento e proteção de alguns grupos de risco, como sejam os idosos isolados.
As entidades Guarda Nacional Republicana, ACES Cávado II Gerês/Cabreira, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde e o Município de Vila Verde, através do Serviço de Ação Social e do Serviço Municipal de Proteção Civil, formaram uma parceria, com o objetivo de dar continuidade a um trabalho levado a cabo pela G.N.R., o Censos Seniores, que consistiu no levantamento do número de pessoas idosas isolados existentes no concelho.
Mais do que saber o número de pessoas idosas, os parceiros consideraram importante levar esse trabalho mais além, procurando saber quem são, onde e como vivem e o que precisam.
A obtenção e tratamento destes elementos permitirá delinear uma estratégia comum, através da monitorização e controlo das situações de isolamento, no sentido de melhorar a qualidade de vida e promover o envelhecimento ativo deste grupo geracional, já de si fragilizado.
Os parceiros envolvidos irão, dentro das competências de cada um, criar piquetes de monitorização, que se deslocarão periodicamente a cada um dos munícipes referenciados, procedendo em caso de necessidade, ao encaminhamento das situações anómalas detetadas, para o parceiro adequado para as resolver;
A rapidez de comunicação entre os diversos parceiros envolvidos será garantida pela utilização da Plataforma Online que permite que essa informação seja transmitida instantaneamente entre os parceiros envolvidos no projeto.