Mais de 60 iniciativas no ‘Mês do Romance’ fazem de Vila Verde a ‘capital do amor’
Updated on 28/01/2026




Gala Namorar Portugal, com João Manzarra e Ana Bacalhau, é o ponto alto da programação
Num momento com sabor a “chocolate com pimenta”, foi hoje apresentada, em Vila Verde, a programação de “Fevereiro – Mês do Romance”. São mais de 60 iniciativas que ao longo de um mês marcam a dinamização do concelho em torno do Lenço de Namorados.
Com João Manzarra como apresentador e Ana Bacalhau na animação musical ao lado da orquestra Viv’Arte, a Gala Namorar Portugal – que na noite de S. Valentim junta 67 coordenados originais num desfile que promete encher a Adega Cultural de Vila Verde – é o ponto alto da programação.
Ao longo do “Mês do Romance”, terá ainda lugar a apresentação de mais de duas dezenas de novos produtos dos parceiros Namorar Portugal, sempre inspirados no ícone do concelho, o Lenço de Namorados. Há ainda lugar para concertos, saraus culturais, workshops e ateliês para “ensinar a fazer”, uma caminhada e uma “corrida de namorados”.
A presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, apresentou o programa “denso, diversificado e extremamente rico, com uma capacidade comprovada de valorizar, promover e dinamizar todo o concelho, designadamente a nível turístico, económico, cultural e social”.
“É uma aposta ganha, reforçando a dinâmica de um território moderno e competitivo, graças a uma matriz de inovação e desenvolvimento assente na sua identidade, património humano e histórico-cultural”, destacou a autarca.
Júlia Rodrigues Fernandes referiu que, “durante todo o mês, vive-se tradição, amor, romance e aventura, em mais de 60 iniciativas que envolvem mais de uma centena de parceiros e juntam a cultura, o turismo e o empreendedorismo”.
Esta 16ª edição de “Fevereiro – Mês do Romance” conta com dois novos parceiros da marca Namorar Portugal: a ‘Espinhosa & Anton’ vai apresentar a louça em cerâmica “Amor da Terra” e Luciana Castelli inova com a coleção “Maria da Fonte” de calçado de noiva com bordados em fio de ouro.
Pelo concelho e um pouco por todo o país, estende-se um programa de saraus, desfiles, concertos de música e exposições. No envolvimento de todo o concelho, há nove restaurantes e 18 espaços de alojamento aderentes para acolher quem escolhe Vila Verde como destino na quadra do amor.
Namorar Portugal é “uma marca e um destino deste concelho de tradição e modernidade”, com “a missão” de “atrair visitantes e promover o território, dinamizando a economia local e nacional também”, resumiu a presidente da Câmara.
Chocolates artesanais marcam arranque do “Mês do Romance”
Aquela que é a parceira mais antiga de “Fevereiro – Mês do Romance”, a Chocolate com Pimenta, assinalou o início da programação com uma nova linha de chocolates. Este ano, fevereiro tem sabor a laranja sanguínea, gengibre e frutos vermelhos.
O Centro de Dinamização Artesanal e Espaço Namorar Portugal acolheu a prova destes novos bombos da autoria do mestre chocolateiro Pedro Sousa.
Ao lado de Júlia Rodrigues Fernandes e dos vereadores Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo, coube a Margarida Rosa, um dos rostos da chocolataria, apresentar os novos doces, que são vendidos numa caixa do logótipo “Namorar Portugal”.
“Decidimos fazer dois bombons distintos, mas que se vão complementar”, explicou. São eles o de frutos vermelhos, já um clássico desta quadra, e o de laranja com gengibre. Este último tem “a acidez da laranja e, no final, o toque de picante”, descreveu Margarida Rosa.
A sessão de apresentação e lançamento programa “Fevereiro – Mês do Romance” decorreu no Centro de Dinamização Artesanal, que alberga a Aliança Artesanal e o Espaço Namorar Portugal, onde a presidente da Câmara Municipal foi ainda surpreendida por um grupo de alunos de Belas Artes da Escola Secundária de Vila Verde, que a ‘brindou’ com um quadro personalizado e com referência ao bordado do Lenço de Namorados.
