Magia e criatividade iluminam animação de “Vila Verde é Natal”
Updated on 11/12/2025
Programas de animação estendem-se por diversos pontos do concelho
Espetáculos cénicos e musicais, provas públicas de iguarias gastronómicas, insufláveis, atividades com o ‘Pai Natal’ e uma pista de gelo, a par do mercado de produtos locais, fazem parte do vasto programa de animação ‘Vila Verde é Natal’ que vai prolongar-se até ao final do ano, abrangendo diferentes instituições e parceiros, em vários pontos do concelho.
Ao cenário natalício juntam-se exposições e os tradicionais presépios em espaços e edifícios públicos, como os Paços do Concelho, a Biblioteca Municipal e a Loja Interativa de Turismo (LIT), onde pode ser apreciada a instalação “No Calor de Natal”, da autoria dos utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).
A presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, inaugurou a exposição, que abriu hoje ao público na LIT, enaltecendo o resultado do trabalho feito com material reciclado e que retrata, “com imaginação e grande criatividade, a sala de visitas do Pai Natal, no seu cadeirão junto à lareira e ao lado da tradicional árvore repleta de sonhos e bons desejos”.
“É uma demonstração extremamente bonita e com grande oportunidade das competências extraordinárias destas pessoas, que vencem as suas deficiências e dão um contributo especial e único para o ambiente natalício de Vila Verde, um concelho que queremos cada vez mais inclusivo e, também por isso, mais competitivo e desenvolvido”, partilhou a autarca.
Da sede do concelho ao alto do Gontinho
As celebrações de Natal estendem-se por diversos pontos do concelho, com um programa de animação diversificado e dirigido às diferentes gerações. Do centro da sede do concelho ao alto da aldeia do Gontinho, no extremo norte da Ribeira do Neiva, a magia natalícia proporciona espetáculos e momentos especiais.
No centro de Vila Verde, abre esta sexta-feira o habitual Mercado de Natal, com artesanato e produtos locais, num ambiente de festa repleto de animações, com diversões natalícias, onde se inclui uma pista de gelo, música ambiente e espetáculos.
O cenário da programação “Vila Verde é Natal” – dinamizado em cooperação com a Associação Empresarial do Vale do Homem (AEVH) – é ainda pautado pela adesão dos comerciantes ao concurso de montras que se estende de Vila Verde à Vila de Prado e à Portela do Vade.
A inauguração do Mercado de Natal e Pista de Gelo está agendada para 10h30, no sábado, numa ação que vai ficar marcada pela animação cénica das ruas da vila e a atuação do grupo de ‘Zés Preiras’, entre outras atividades da época.
Para o fim de semana de 19 a 21 de dezembro, estão agendadas atividades ligadas aos produtos locais e à dinamização comercial, como a prova de bolo-rei na Praça de Santo António, a instalação de insufláveis e a interação com ‘Pai Natal & Amigos’.
Na tarde de domingo, dia 21, terá lugar um passeio de bicicletas de “Pais Natais”, com partida da Praça do Município, e Cantares ao Menino, com atuações do Grupo Folclórico União das Tradições e da Rusga de Merlim São Paio. A Pista de Gelo manter-se-á em funcionamento até 31 de dezembro.
“Natal da Montanha” na Ribeira do Neiva
O “Natal da Montanha” é o programa especial de animação que, de 19 a 21 de dezembro, ‘invade’ a aldeia de Gontinho, na união de freguesias da Ribeira do Neiva, e um dos pontos mais a norte do concelho que assinala a ‘fronteira’ entre o Baixo e o Alto Minho.
O “labirinto encantado de Hansel e Gretel”, a Casa do Pai Natal e o presépio ao vivo, assim como um encontro de coros, fazem parte do “cenário perfeito para viver e sentir o Natal” que a Casa do Povo da Ribeira do Neiva organiza, com o apoio da Junta da União de Freguesias do Município de Vila Verde e instituições locais.
O ‘comboio mágico’ para levar os visitantes pelas ruas muradas em granito e com os cenários natalícios, vai circular ao longo do fim-de-semana, levando os visitantes num trajeto de 800 metros no interior da aldeia do Gontinho.
O Natal na Montanha inclui um mercado de Natal, onde não faltam iguarias natalícias e produtos típicos locais. Do cardápio constam a broa caseira, chouriça assada, enchidos, queijos, bifanas, sopa do pote, cachorros quentes, pão com chouriço, pataniscas e castanhas assadas. Há ainda vinho quente, bagaço com mel, licores, cerveja artesanal, chocolates, doces e bolachas de Natal, chocolate quente, crepes, pipocas, algodão doce, farturas e waffles. A par dos artigos de artesanato, pode-se encontrar velas e sabonetes artesanais, remédios caseiros, arranjos natalícios e figuras de presépio.
O programa reserva ainda uma caminhada solidária, organizada pela Ribeitrail, com uma extensão de seis quilómetros e partida da Capela da Touceira. Realiza-se no dia 20 de dezembro, às 17h00. A inscrição custa 5 euros e dá direito a um gorro de Natal solidário. Recomenda-se que os participantes levem lanterna e roupa e calçado suplentes. O percurso é uma oportunidade para conhecer e contemplar a riqueza da envolvente natural da aldeia.

