Fundos europeus com forte impacto para o desenvolvimento de Vila Verde
Atualizado em 07/07/2022“Infelizmente, somos um país muito dependente dos fundos europeus” – confessou hoje a Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, dando conta da importância e do impacto dos programas da União Europeia para o desenvolvimento do concelho e para a qualidade de vida da população local.
Júlia Fernandes partilha com alunos da EPATV projetos com financiamento da União Europeia
Num encontro realizado na Casa do Conhecimento com alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), a autarca deu conta dos projetos e investimentos que o Município tem desenvolvido nas mais diversas áreas, graças aos financiamentos de programas europeus. A iniciativa foi dinamizada pelo centro de informação Europe Direct do Minho, sediado no IPCA-Instituto Politécnico do Cávado e Ave.
Júlia Rodrigues Fernandes reconheceu que, “sem as verbas dos programas comunitários, não seria possível concretizar a grande maioria dos investimentos que têm permitido melhorar progressivamente a qualidade de vida das pessoas no concelho de Vila Verde”.
Elencando exemplos onde o Município tem aproveitado as verbas da UE, a presidente da Câmara referiu que o Município desenvolvido diversos projetos no âmbito da regeneração urbana, em que se inclui a requalificação do centro de Vila Verde, o Parque Infantil e o centro da Vila de Prado.
A transformação da adega cooperativa num multiusos para fins culturais, o futuro Parque da Vila, a renovação das escolas e das extensões de saúde, os investimentos em espaços desportivos, nas ciclovias e trilhos pedestres, os apoios para investimentos empresariais, com particular impacto no comércio, na indústria e na agricultura, o Centro interpretativo do barro em Prado e projetos imateriais como o programa de inclusão Cultura Para Todos foram outros exemplos que Júlia Fernandes, para os jovens perceberem “o impacto e a importância dos fundos europeus na vida de todos os vilaverdenses”.
Município de Vila Verde, 26.4.2022