FESTIVAL FOLCLÓRICO LUSO ESPANHOL – Grupos de todo o país e de Espanha aplaudidos por um banho de multidão
Atualizado em 12/06/2016Realizou-se no terceiro dia das Festas Antoninas, 11 de junho, o emblemático Festival Folclórico Luso Espanhol, que vai cumpriu a 57ª edição e que contou com a participação de grupos de vários pontos do país e da vizinha Espanha.
O início do serão foi marcado pela Missa Solene em Honra a Santo António, uma eucaristia animada pelos cânticos do Festival Folclórico Luso Espanhol, que decorreria pouco depois. Os grupos tiveram ainda tempo para um desfile pelo centro da vila, antes de pisarem o palco e fazerem as delícias da multidão que se deslocou a Vila Verde para assistir a espetáculos de grande nível.
A iniciativa foi organizada pelo Grupo Folclórico de Vila Verde (GFVV) e contou com a presença (além do grupo anfitrião) do Rancho Típico de S. Mamede de Infesta, do Grupo Folclórico ‘As Tricanas’ de Ovar, do Rancho Folclórico do Carregado, do Grupo ‘Pauliteiros Mirandeses de Palaçoulo’ e do Grupo de Coros e Danzas Dona Urraca (Zamora – Espanha). O público não arredou pé durante mais de duas horas de espetáculo.
“Estas festas só são grandes, porque são grandes as pessoas que nela participam”
Presente no encontro de folclore, o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, deu os parabéns ao GFVV pela 57ª edição deste “encontro de culturas e tradições”. “São embaixadores de Vila Verde. Gostaria deixar aqui uma palavra de enorme reconhecimento por este trabalho que desenvolvem em nome da nossa terra, sem pedir nada e a título totalmente gratuito, em nome da cultura e da tradição vilaverdense”, referiu o edil, mostrando-se bastante agradado com a edição de 2016 das Festas Concelhias. “Esta praça é muito mais bonita com a vossa presença e alegria. É assim que queremos viver as festas. Estas festas só são grandes porque são grandes as pessoas que nela participam, o meu obrigado a todos os que colaboram nas festividades e a todos os que nos visitam nesta altura”, concluiu.