Atualizado em 02/04/2024
Programa 25Abril2024

Programa comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril

Conferências, exposições, debates, publicações e outras manifestações artísticas, educativas e culturais compõem uma vasta panóplia de atividades, resultado do envolvimento de diferentes agentes e parceiros de desenvolvimento, assegurando uma participação de grande abrangência social e comunitária.

“A Revolução do 25 de Abril de 1974 é um dos marcos mais emblemáticos da longa e rica história de Portugal. Com o fim de um regime repressivo e opressor, abriram-se as portas da democracia.

Há 50 anos, a liberdade renasceu. Foram lançadas as bases de um Estado de Direito alicerçado em valores humanistas como a paz, a tolerância e a justiça social.

Foi assegurada a igualdade de todos perante a lei, a liberdade de expressão, de imprensa, de reunião e de associação e o direito à educação, à saúde, ao trabalho, à habitação e à proteção social.

Comemorar os 50 anos da Revolução é uma oportunidade para recuperar o caminho feito e consolidar os valores de Abril, à luz das responsabilidades que exigem os tempos e o contexto desta sociedade sempre em evolução, permanente e cada vez mais acelerada.

O programa desta comemoração no concelho de Vila Verde revela a forma proativa e profundamente empenhada como os nossos estabelecimentos de ensino e as nossas dinâmicas associações trabalham para valorizar a memória e a homenagem a todos quantos contribuíram para a Revolução, enquanto marco que libertou o progresso social e humanista do País e das nossas comunidades.

Continuar Abril é uma missão pela paz e pelo progresso das nossas terras e das nossas gentes.

A Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde
Dra. Júlia Rodrigues Fernandes”