Lançamento do Guia – Voluntariado de Emergência Social

Atualizado em 06/06/2023
VES Vila Verde - Convite Evento2023-2

Lançamento do Guia – Voluntariado de Emergência Social
21 de junho, das 9h30 às 11h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Verde

Realiza-se no dia 21 de junho, às 9h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Verde a sessão de Lançamento do Guia – Voluntariado de Emergência Social.

Vivemos num mundo em constante mutação e onde cada vez mais surgem emergências sociais, exemplo disso são: as pandemias como a COVID-19; as guerras; e as alterações climáticas.

Nesse sentido, considerou-se importante a elaboração deste Guia, que tem como objetivo apresentar-se como uma ferramenta fundamental de apoio às equipas técnicas municipais responsáveis pela Gestão de Voluntariado e como uma resposta para uma maior articulação e organização do voluntariado em situações de crise social.

Pretende-se que seja um documento de orientação para um eficaz apoio, no terreno, às autoridades competentes como sejam, a Proteção Civil Municipal, a Cruz Vermelha Portuguesa e outras entidades.

Foi elaborado no âmbito do Projeto VES – Voluntariado de Emergência Social, que teve início em janeiro de 2022 e termina em junho de 2023 e contou com mais 4 municípios.

Financiado pelo Portugal Inovação Social através do Fundo Social Europeu (FSE) e integrado no Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), o Projeto VES é uma iniciativa implementada pela Pista Mágica – Associação.

O lançamento do Guia – Voluntariado de Emergência Social é uma oportunidade única para fortalecer a coordenação entre as autoridades competentes, as equipas técnicas municipais e os voluntários/as.

Juntos, poderemos construir uma rede sólida de apoio às comunidades em situações de crise social, garantindo que ninguém seja deixado para trás.

A participação de todas as pessoas e entidades é fundamental para o sucesso desta iniciativa e para a construção de uma sociedade mais solidária e resiliente.

Contamos com a sua presença!

Formulário de inscrição no lançamento:https://forms.gle/LTBHZ6LjmXEPti9n9