JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE Vila Verde acolhe 153 jovens peregrinos

JMJ acolhimento jovens VVD 2023-3

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
Vila Verde acolhe 153 jovens peregrinos vindos de Espanha, Brasil e Moçambique

Os Dias nas Dioceses (DND) é o nome dado às pré-jornadas. Jovens de todo o mundo espalham-se pelo País organizador. Durante 5 dias, de 26 a 31 deste mês, Vila Verde acolhe 153 jovens peregrinos vindos de Espanha, Brasil e Moçambique.

Ficarão em 12 espaços de acolhimento preparados por 11 juntas de freguesia e a Santa Casa da Misericórdia.

Para cada manhã (passada na respetiva zona de acolhimento) e cada tarde, (todos os peregrinos juntos), o COA, juntamente com cada equipa de trabalho local, procurou que haja contacto com tudo o que há para mostrar, sentir e viver de um povo e suas terras (pessoas, património, cultura, usos e costumes, tradições e gastronomia.

26 DE JUNHO
Quarta-feira, dia 26, os jovens terão oportunidade de estar no festival internações. As noites são o ponto de encontro de toda a população vilaverdense. Fazer das noites de 27 e 28 de julho a festa JMJ para jovens e para toda a população é o objetivo.

27 DE JUNHO
Quinta-feira, dia 27, há o JMJ ARRAIAL MINHOTO. Irão conhecer as tradições e cultura, com uma rusga, um rancho e uma tuna.

28 DE JUNHO
Na noite de sexta-feira, dia 28, terá lugar o JMJ FEST. Começa com um concerto do Padre Sandro que com os temas do seu álbum, ao ritmo de rock, de baladas, bossa nova, kizomba e pop, sempre com a evangelização como mote, animará todos os presentes. De seguida, o DJ Cozta, um DJ que tem a particularidade de se fazer acompanhar pela sua concertina.

29 E 30 DE JUNHO
Já no sábado, dia 29, os jovens peregrinos, terão oportunidade de conhecer uma festa à maneira das terras vilaverdenses. Estarão na festa de Santa Ana e S. Joaquim na Paróquia Barbudo e nas festas de Santiago, na Paróquia de Prado.

No domingo o dia é Diocesano, e será em Braga.

Enquanto responsável pelo Comité organizador arciprestal, O padre Sandro Vasconcelos agradece “a tantos. Em primeiro lugar, aos jovens fantásticos e disponíveis, que aceitaram o desafio de se ‘levantarem apressadamente’, como Maria, e prepararmos juntos estes dias. Agradeço à Câmara Municipal, na pessoa da Presidente Dra Júlia Fernandes, que desde a primeira hora, agarrou este desafio e o apoiou. Agradeço às Juntas de Freguesia, Santa Casa da Misericórdia, Instituições e Associações locais, que, como Maria, disseram sim. Agradeço aos Párocos a colaboração, nomeadamente aos de quem tivemos de bater à porta e ela não se fechou e que estão envolvidos. A tarefa dos últimos meses assustava, mas com a ajuda de tantos tornou-se fácil. A Igreja, associações, coletividades e instituições civis e religiosas vilaverdenses e as suas gentes de mãos dadas são mais fortes. Rezo pelos que acreditam mais na coragem do que nos medos e, juntos, tudo viveremos o ministério do acolhimento”.