EXPOSIÇÃO “Comunidades Ciganas: e a Liberdade Aqui Tão Perto”

Atualizado em 06/09/2023
CIGANA
Comunidades-Ciganas

A Biblioteca Prof. Machado Vilela de Vila Verde tem patente ao público, até 4 de outubro, uma Exposição sobre a comunidade cigana intitulada “Comunidades Ciganas: e a Liberdade Aqui Tão Perto”. A mostra é composta por 48 fotografias, todas a preto e branco, datadas dos anos 70, simbolizando os 48 anos de ditadura.

A exposição fotográfica “Comunidades Ciganas”, da autoria de José Firmino Ribeiro, reveste-se, desde logo, de grande valor etnográfico, porquanto regista manifestações singulares da cultura de uma etnia que chegou a Portugal há já cinco séculos.

O artista fotógrafo bracarense presenteia-nos com fotografias que captam, com rara mestria e indesmentível beleza, o pulsar de comunidades de etnia cigana que são hoje parte integrante da nossa sociedade, preservando e valorizando as suas origens histórico-culturais, dando continuidade a tradições, usos e costumes que têm vindo a passar de geração em geração, que constituem importantes idiossincrasias e que concorrem sobremaneira para a diversidade e a riqueza cultural do nosso país e da nossa região.

O AUTOR

José Firmino Ribeiro começou a fotografar em 1967. Foi fundador da AFCA – Associação Cultural De Fotografia E Cinema Amador De Braga, em 1970, e é sócio da Associação de Fotografia do Porto. Participou em várias exposições individuais e colectivas, tendo obtido diversos prémios nacionais e internacionais em fotografia analógica. Continua a fazer fotografia e a concorrer em grupos internacionais, agora com fotografia digital e continuando a receber prémios e distinções. As imagens deste catálogo foram realizadas entre 1972 e 1976 e reproduzem a exposição inaugurada em 5 de setembro de 2023 na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, em Vila Verde.

INAUGURAÇÃO

GALERIA FOTOGRÁFICA