Skip to main content

Concurso de fotografia sobre a etnia cigana

Atualizado em 13/09/2023
cigano

Concurso de fotografia lança repto à visão contemporânea sobre a etnia cigana

No âmbito da Exposição de Fotografia “Comunidades Ciganas: e a Liberdade Aqui Tão Perto” de José Firmino, patente ao público na Biblioteca Municipal Prof Machado Vilela de Vila Verde, foi lançado um concurso de fotografia tendo como foco a vida da minoria de etnia cigana no atual regime democrático.

A iniciativa – que visa fazer o contraste com a perseguição do Estado Novo às minorias étnicas – é promovida pelo Município de Vila Verde, através da Biblioteca Municipal, e pela Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga.

Às 48 imagens a preto e branco expostas na Biblioteca Municipal – fotografadas na década de 70, do século XX, no interior do Alentejo e na Póvoa de Varzim -, os organizadores pretendem acrescentar mais duas, numa visão contemporânea da vida e cultura cigana.

De entre as fotografias concorrentes, o júri escolherá as duas que integrarão a exposição, complementando o olhar dos tempos vividos em ditadura com o olhar de quem já vive nos novos tenpos de liberdade.

As fotografias vencedoras serão divulgadas nas páginas web e redes sociais do Município de Vila Verde e da Comissão Promotora de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga. As fotografias selecionadas serão também depositadas na Comunidade “Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela” da biblioteca digital AquaLibri.

JÚRI
A comunidade de etnia cigana está representada no júri, que é constituído por três personalidades conhecedoras do campo da fotografia e do tema do concurso, a saber:

– José Firmino Ribeiro, fotógrafo amador, autor da exposição “Comunidades Ciganas: e a liberdade aqui tão perto” (Presidente)

– Almerindo Lima, fotógrafo profissional, dinamizador comunitário e líder de associações de promoção da cultura cigana (Vogal)

– Vanessa Matos, mediadora do Projeto Geração Tecla-E7G da Delegação de Braga da Cruz Vermelha (Vogal)

O concurso está aberto a todas e todos os interessados. Não hesitem: entre 7 e 17 de setembro, enviem-nos as vossas fotografias, transmitam-nos o vosso olhar.

Mais informações através do e-mail biblioteca@cm-vilaverde.pt

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Os resultados serão divulgados no dia 20 de setembro, por e-mail, aos participantes.

A divulgação pública dos vencedores será feita em cerimónia a realizar no dia 21 de Setembro, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, em Vila Verde, durante a qual serão apresentadas já integradas na exposição “Comunidades Ciganas: e a liberdade aqui tão perto”.

Das fotografias apresentadas a concurso, o júri selecionará as 10 melhores, que serão divulgadas nas redes sociais do município de Vila Verde, das suas bibliotecas municipais e da Comissão de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga.

As duas melhores fotografias receberão como distinção a integração na exposição “Comunidades Ciganas: e a liberdade aqui tão perto” e um Diploma de Vencedor/a.

As restantes 8 fotografias selecionadas receberão um Diploma de Participação.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os prémios serão atribuídos segundo a maior originalidade, qualidade das fotografias e enquadramento com o tema da categoria.