Skip to main content

Jornada Mundial da Juventude – Concelho de Vila Verde acolhe de 13 a 15 de fevereiro peregrinação dos Símbolos da JMJ

Atualizado em 02/02/2023
jmj

Cruz Peregrina vai passar e ficar exposta em diferentes locais do concelho, juntamente com o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani

O Concelho de Vila Verde vai receber, de 13 a 15 de fevereiro, a peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ2023). A Cruz Peregrina – com 3,8 metros de altura e conhecida também por a Cruz das Jornadas ou a Cruz dos Jovens – vai passar e ficar exposta em diferentes locais do concelho, juntamente com o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Os símbolos serão também recebidos no edifício da Câmara, entre as 11h00 e as 15h00 do dia 15 de fevereiro. Com ponto de partida do Santuário do Alívio – num cortejo iluminado por tochas e acompanhado por uma centena de motards –, a Cruz e a imagem de Nossa Senhora passarão também pela igreja de Vila Verde, Escola Profissional Amar Terra Verde, Hospital da Santa Casa da Misericórdia, Largo de S. Sebastião na Vila de Prado, em Pico de Regalados e na Escola EB2,3 da Ribeira do Neiva.

 

PROGRAMA

Programa da Peregrinação Concelhia dos Símbolos JMJ2023

 

13, segunda-feira

21h – Símbolos estarão no Santuário de Nossa Senhora do Alívio de onde sairão, às 21 horas, em cortejo automóvel, até à Igreja de Vila Verde. O Clube Motard de Prado acompanha cortejo com tochas).

21.30h – U`PRAY – Levanta-te e reza

Acolhimento dos símbolos na Igreja de Vila Verde. Vigília de Oração, presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar.

 

14, terça-feira

8h-11h – Símbolos estarão na Igreja de Vila Verde, que estará aberta a todos.

11h – Saída dos símbolos da Igreja de Vila Verde, transportados por alunos da EPATV (Escola Profissional Amar Terra Verde) e acompanhados pela comunidade educativa. O percurso será feito a partir da igreja, pela Avenida António Sérgio (EN101), Av. Prof. Machado Vilela, estátua do Bombeiro e Avenida do Autarca, até chegar à EPATV.

11.30h – Acolhimento dos símbolos no auditório da EPATV, onde decorre um momento de Oração. Símbolos permanecem aqui, onde será servido um almoço “romântico”, inserido da iniciativa “Namorar Portugal”.

15h – Saída dos símbolos da EPATV até ao Hospital da Misericórdia de Vila Verde. Símbolos são transportados pelos profissionais de saúde, acompanhados também pela comunidade educativa do Colégio Dom João de Aboim, instituições da SCMVV (Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde). O percurso é feito pela Rua dos Bombeiros.

15.30h – Acolhimento no espaço em frente ao Hospital da SCMVV onde decorre um momento de Oração com profissionais de saúde, utentes e comunidade escolar do colégio da SCMVV, D. João de Aboim.

16.30h – Saída dos símbolos da SCMVV em direção ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde. Símbolos transportados pelos bombeiros.

17h – Passagem dos símbolos no Quartel com momento breve de Oração seguindo os símbolos para a rotunda da EN 101 de acesso ao Pingo Doce.

17.30h – Símbolos permanecerão nessa rotunda até às 19h.

(símbolos serão desmontados e levados para a Capela do Senhor do Bom Sucesso, no largo de S. Sebastião, Vila de Prado)

21h – Saída do Largo de S. Sebastião até à Igreja Nova de Prado. Transporte é feito pela Pastoral Jovem de Vila Verde e Escutismo de Vila Verde.

21.30h – CONCERT’AMOR

Concerto da Escola de Música de Prado, Adoração ao Santíssimo e bênção do Amor. Celebração presidida pelo Arcebispo D. José Cordeiro.

(Símbolos desmontados e vão para a Igreja de Vila Verde)

 

15, quarta-feira

8h-11h – Símbolos em exposição na Igreja de Vila Verde.

11h – Saída dos símbolos da Igreja de Vila Verde até à Câmara Municipal de Vila Verde. Serão transportados por autarcas e funcionários da autarquia.

11.05h – Acolhimento na Câmara com momento de Oração

11.15h-15h – Símbolos estarão em exposição na Câmara, ladeados por Associações do Concelho.

15.30h – Acolhimento e Oração no Largo S. Sebastião, na Vila de Pico de Regalados.

16.30h – Acolhimento e Oração da Ribeira do Neiva, no Pavilhão da EB2,3 da Ribeira do Neiva.