Atualizado em 13/03/2023

Apresentação do Plano de Gestão e Exploração da Pesca na Bacia Hidrográfica do rio Homem, Quarta-feira, dia 15 de março, 17h00

Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Verde

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas – Direção Regional do Norte apresenta na próxima quarta-feira, em Vila Verde, o Plano de Gestão e Exploração da Pesca na Bacia Hidrográfica do rio Homem.

A sessão pública vai decorrer no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Verde, às 17h00.

O documento a apresentar resulta do trabalho desenvolvido pelos serviços do ICNF e contou com o apoio da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (apoio técnico-científico) e do Instituto Politécnico de Bragança (revisão do plano de gestão).

O plano propõe o desenvolvimento de ações para promover a pesca lúdico-desportiva e a conservação dos ecossistemas aquáticos e ribeirinhos ao longo do rio Homem e da sua bacia hidrográfica.

No âmbito da conservação estão previstas ações como retirada de lixos, consolidação das margens com a plantação de ripícolas nativas, repovoamentos com truta-de-rio, designadamente com alevins e ovos embrionados da genética da BH do rio Homem, e a promoção do uso de meios e processos de pesca mais sustentáveis dos recursos explorados.

O modelo de gestão e ordenamento da pesca proposto está alicerçado no estudo das comunidades aquícolas/piscícolas e dos ecossistemas aquáticos e ribeirinhos da bacia hidrográfica. Está prevista a execução periódica de amostragens da ictiofauna (pesca elétrica), assim como a caracterização hidromorfológica dos seus habitats, através da metodologia RHS (River Habitat Survey).

No concelho de Vila Verde, o Plano envolve as freguesias de Aboim da Nóbrega e Gondomar, Coucieiro, Gême, Lanhas, Loureira, Pico S. Cristóvão, Ponte, Prado (S. Miguel), Sabariz, Soutelo, Turiz, U.F. Esqueiros, Nevogilde e Travassós, U.F. Oriz (Sta. Marinha e S. Miguel), U.F. Pico de Regalados, Gondiães e Mós, U.F. Sande, Vilarinho, Barros e Gomide, U.F. Valbom (S. Pedro e S. Martinho) e Passô, U.F. Vade, Valdreu, Vila Verde e Barbudo.