O Município de Vila Verde tem em aberto o prazo para os estudantes do concelho que frequentam o ensino superior, no ano letivo 2025/2026, apresentarem a candidatura a bolsas de estudo.
A presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, enquadra a atribuição das bolsas de estudo no plano de incentivo à frequência do ensino superior, de molde a “capacitar os jovens para os desafios profissionais cada vez mais exigentes e a dotar o território de quadros técnicos essenciais ao desenvolvimento socioeconómico”.
A autarca sublinha a importância da intervenção do Município no apoio aos estudantes e às suas famílias, com particular destaque para os que se encontram em condições socioeconómicas mais desfavoráveis.
Num concelho onde “a educação é um pilar estratégico fundamental nas políticas de desenvolvimento sustentado do concelho”, Júlia Fernandes destaca que “os apoios sociais na área da educação são um instrumento do Município com importância redobrada para a potenciar o desenvolvimento humano e minimizar o impacto das diferenças sociais no acesso à igualdade de oportunidades entre os cidadãos”.
O procedimento para a apresentação da candidatura pode ser efetuado através dos serviços online (https://aircsol.cm-vilaverde.pt). A informação sobre a documentação obrigatória a estregar está disponível no Regulamento Municipal de para a atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior.
As candidaturas podem também ser apresentadas presencialmente nos serviços de atendimento ao público no Município de Vila Verde e espaços de cidadão, até às 16h30 de 15 de novembro. Para resolver dúvidas ou dificuldades no acesso ou preenchimento devem contactar a Divisão de Educação (253310518 / educacao@cm-vilaverde.pt) ou presencialmente nas instalações do Município de Vila Verde.