Rota das Colheitas: mais de 50 iniciativas a promover os sabores e saberes da tradição
Updated on 23/07/2026
Vila Verde convida a viver as tradições do mundo rural, num programa que se estende ao longo de quatro meses e envolve 31 freguesias
O Município de Vila Verde apresentou hoje a programação “Na Rota das Colheitas 2026 – Pelos sabores e saberes da tradição”, que, entre 31 de julho e 29 de novembro, vai percorrer o concelho, através de 54 iniciativas dedicadas à valorização do mundo rural, da cultura popular e dos saberes ancestrais.
O programa integra malhadas, espadeladas de linho, desfolhadas, vindimas, pisadas de uvas, festas gastronómicas, caminhadas, trilhos e provas tradicionais, que ocorrem em 31 freguesias, estendendo-se ainda à Alemanha, com a realização da Festa do Caldo do Pote em Dusseldorf.
Ao longo de quatro meses, o conjunto diversificado de eventos envolve todas as gerações e proporciona aos visitantes experiências autênticas, realizadas nos próprios contextos rurais, com a participação das mais diversas organizações parceiras, desde as juntas de freguesia e paróquias aos movimentos associativos.
Durante a apresentação do programa, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, destacou a Rota das Colheitas como «um verdadeiro festim dos saberes e dos sabores da tradição», que permite preservar e divulgar «aquilo que de mais genuíno e profundo têm as nossas freguesias».
A autarca salientou ainda que o programa constitui «um hino ao mundo rural» e uma homenagem a todos aqueles que trabalham a terra, preservam a paisagem e protegem o ambiente.
Júlia Rodrigues Fernandes realçou igualmente a forte dimensão pedagógica da iniciativa, através do envolvimento das crianças e dos jovens em experiências que contribuem para a transmissão deste importante legado cultural entre gerações.
Entre as novidades da edição de 2026 destacam-se o primeiro Arraial Silvestre, na Vila de Prado, dedicado aos pequenos frutos, a Malhada da Erva, em Mós, a Festa das Colheitas de Valdreu e a Desfolhada de Prado São Miguel, além do regresso da Malhada de Tremoços do Senhor do Ribeiro, em Vila Verde.
O ponto alto da programação será a “Festa das Colheitas – XXXIV Feira Mostra de Produtos Regionais”, que decorrerá de 7 a 11 de outubro, reunindo a tradição agrícola, a gastronomia regional, o artesanato, a música popular e os produtos locais.
Organizada pelo Município de Vila Verde em colaboração com mais de uma centena de parceiros, a Rota das Colheitas contribui também para a dinamização do comércio, da restauração, do alojamento e dos serviços, reforçando a atratividade turística e económica do concelho.
«Vila Verde tem sempre muito para oferecer», concluiu Júlia Fernandes, deixando um agradecimento às juntas de freguesia, associações, instituições, agentes económicos, voluntários e equipa municipal que tornam possível esta grande celebração da identidade concelhia.
Município de Vila Verde, 2026/07/23
Clique Aqui para aceder a toda a programação
