Tradição e cake design encerram ciclo de apresentações Namorar Portugal 2026 com “chave de ouro”
Updated on 27/02/2026




No âmbito da programação do Mês do Romance, realizou-se hoje a última sessão de apresentação de novos produtos da marca Namorar Portugal 2026. A terminar as quatro semanas intensas e 68 atividades dedicadas ao amor e à identidade minhota, o ciclo entra na reta final com a habitual mestria da Aliança Artesanal e a doçura inovadora do parceiroSweet Sandy.
A grande novidade deste encerramento foi a marca Sweet Sandy, pelas mãos de Sandra, uma empreendedora que regressou da Bélgica, Luxemburgo e França para apostar no seu projeto em Portugal. Com o diploma de pasteleira obtido em França, Sandra apresentou biscoitos de manteiga decorados com glacê real de sabor canela, pintados à mão com os motivos dos Lenços de Namorados.
“Quis juntar bolos lindos e bons, tirando a ideia de que o cake design é seco”, explicou a promotora, que transformou um hobby numa marca de sucesso capaz de dar resposta a eventos como casamentos, batizados e gender reveals.
Como já é tradição, a Aliança Artesanal fechou a apresentação dos produtos da marca Namorar Portugal da programação do Mês do Romance com uma proposta inspirada na alegria da mulher minhota. A nova peça baseia-se num lenço icónico, extremamente colorido, que este ano surge em tecido estampado. Esta opção torna o produto mais económico e versátil, permitindo o seu uso ao pescoço, na mala ou como acessório de moda, vestindo o orgulho de Vila Verde de mil e uma formas.
A Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, fez o balanço de um mês dedicado às bordadeiras e ao amor. “Tudo o que fazemos só é possível porque existem mãos, carinho e paciência. Este posicionamento de Vila Verde deve-se a quem passa horas com perícia e espírito de sacrifício nesta casa”, afirmou. Também Manuel Lopes agradeceu o esforço permanente na renovação da tradição, sublinhando que, ao consumir estes produtos, “consumimos amor e dedicação”.
Bordadeiras da Aliança Artesanal ensinam arte de bordar o amor nos Lenços de Namorados
No âmbito da programação do Mês do Romance, o Espaço Namorar Portugal, em Vila Verde, acolheu esta manhã, dia 27 de fevereiro, entre as 10h00 e as 12h00, um Workshop de Bordado dedicada. A iniciativa é promovida pela Aliança Artesanal, a entidade guardiã do saber-fazer tradicional.
Este workshop ofereceu aos participantes a oportunidade de aprender as técnicas tradicionais dos Lenços de Namorados junto das bordadeiras, mergulhando na história e no simbolismo de cada ponto.
Mais do que uma aula de artesanato, foi um momento de experienciar o “amor bordado”, permitindo que se perpetue uma arte que é hoje um dos maiores símbolos de Vila Verde e da marca Namorar Portugal.
