Amor do bordado tradicional inspira criatividade e inovação
Updated on 18/02/2026









Traje militar masculino vence concurso de moda, na Gala Namorar Portugal
Na grande noite de S. Valentim em Vila Verde, sob a luz e a melodia de um espetáculo de moda inspirada no Lenço de Namorados, a Gala Namorar Portugal fez história: pela primeira vez, um coordenado masculino, contextualizado pela simbologia da mensagem de amor deste ícone da tradição minhota, venceu o Concurso Internacional de Jovens Criadores de Moda.
Na Adega Cultural de Vila Verde, com ritmo musical ao som de Ana Bacalhau e da Orquestra Viv’Arte, João Manzarra conduziu o evento-âncora na estratégia de afirmação do concelho que usa a tradição para inspirar a inovação.
Ao longo da noite, 62 coordenados desenhados por jovens criadores de moda de todo o país e de Espanha desfilaram à frente de uma plateia com a presença de mais de 500 pessoas e dezenas de milhares a assistir à transmissão online. Vestidos por modelos como Luís Borges e a apresentadora Alice Alves, a passerelle contou ainda com peças exclusivas de Nuno Baltazar e Rafael Freitas, assim como peças da coleção “Maria da Fonte”, de Luciana Castelli.
“No centro de tudo está o Lenço de Namorados. Um bordado intenso de cor e de sentimento, com que as bordadeiras durante séculos passavam a mensagem de amor para o seu apaixonado”, como partilhou a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes.
O Lenço do amor correspondido é “uma peça única guardada para a vida, que atravessou o tempo, sendo muitas vezes levado para a guerra e para outros continentes, para perpetuar a memória e a história” que sustenta a dinamização da marca Namorar Portugal – com que Vila Verde dinamiza a economia local, numa estratégia que envolve mais de uma centena de parceiros empresariais.
O tema inspirou também a jovem Catarina Inês Gomes, com 16 anos e aluna da ETG – Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos. A sua criatividade trouxe um traje militar masculino, decorado com motivos dos Lenços dos Namorados que evocavam os sentimentos provocados pelo afastamento dos soldados das suas amadas.
A proposta mereceu o aplauso do júri, constituído por nomes ligados à moda e ao design, como os estilistas Ana Sousa, Rafael Freitas, Sylvie Castro e Hugo Filipe da Officina 38.
A vitalidade da simbologia do Lenço de Namorados ficou bem expressa em mais uma noite de grande beleza e talento inesgotável, a que dão corpo a marca Namorar Portugal e os mais de 50 eventos que marcam a programação ‘Fevereiro – Mês do Romance’ em Vila Verde.
Vencedores do 22º Concurso Internacional de Jovens Criadores de Moda
– 1º prémio / Município de Vila Verde: coordenado 60 – Catarina Inês Gomes (ETG – Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos)
– 2º Prémio / Turismo Porto e Norte de Portugal: coordenado 10 – Fernando Rei (Tearte)
– 3º prémio / AEVH: coordenado 39 – Gabriel Marques, Laura Andrade, Tatiana Mendes e Lara Costa (Escola Profissional do Ave – Guimarães)
– Prémio Inovação / AEBraga: coordenado 22 – Orando Ventura
– Prémio Jovem Revelação / IPDJ: coordenado 33 – Beatriz Albuquerque Bóia
– Prémio do Público / IBG: coordenado 29 – Marina Vallejo (Escuela de Arte e Diseño Mestre Mateo – Santiago de Compostela)
– Prémio Impacto Visual / Foto Felicidade: coordenado 13 – Isabel Câmara
– Prémio Acessório de Moda / Smile UP: coordenado 18 – Luciana Castelli (Sapatos)
– Prémio Infantil / McDonald’s: coordenado 28 – Centro Escolar de Vila Verde
