Uma semana de eventos promovidos pela Comissão Consultiva Municipal das escolas PNA do concelho
Ao longo de uma semana, as escolas do concelho de Vila Verde unem-se num projeto em rede que celebra a identidade cultural do território através das artes e de uma série de iniciativas diversificadas e abertas ao público.
Trata-se do III Encontro Vila Verde (in)Artes, subordinado ao tema: Culturas do território e que arranca esta sexta-feira, a partir das 16h30, no Centro interpretativo do Artesanato em Cerâmica de Prado.
A abertura oficial do programa inclui apresentações performativas, um momento musical com a Academia de Música de Vila Verde e a inauguração de uma exposição coletiva “Culturas do Território”.
Ao longo da próxima semana, este encontro artístico-pedagógico pretende valorizar o património material e imaterial da região, promovendo a expressão criativa dos alunos e o trabalho colaborativo entre as diferentes comunidades educativas.
O público, neste evento, poderá visitar a exposição coletiva com trabalhos desenvolvidos pelos alunos, assistir a apresentações performativas que cruzam tradição e contemporaneidade, e participar numa Ação de Formação de Curta Duração, dirigida a docentes, a ter lugar no Centro Interpretativo do Artesanato em Cerâmica de Prado, um lugar onde o saber e o sentir se entrelaçam.
É uma iniciativa que liga escolas, instituições, saberes e afetos, dando palco à cultura local e à educação artística como motores de cidadania e identidade.
O III Encontro Vila Verde (in)Artes representa uma oportunidade para mostrar o que se faz nas escolas, valorizar o território e envolver toda a comunidade num momento de partilha, criatividade e tradição, usando as artes como fator de coesão da cultural local.