VOLTA A PORTUGAL COM PARKINSON PASSOU HOJE POR VILA VERDE
Atualizado em 12/09/2019O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, e a Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dr.ª Júlia Fernandes, receberam hoje, nos Paços do Concelho de Vila Verde, Joaquim Pimenta, um doente que sofre de Parkinson e que está a dar a volta a Portugal em bicicleta, com o objetivo de alertar e consciencializar para a doença e ao mesmo tempo motivar os que padecem desta patologia.
O vilaverdense Álvaro Oliveira, Ex-Delegado Regional de Braga da Associação Nacional de Parkinson, também marcou presença nesta receção, bem como um grupo de populares que se associaram a esta causa, no sentido de dar força e incentivarem o Joaquim a continuar este percurso.
Joaquim Pimenta iniciou no dia 1 de Setembro, em Mafra, uma volta a Portugal em Bicicleta. Há 12 dias que anda a percorrer as estradas de Portugal e pretende terminar esta volta, no próximo dia 17 de setembro, em Mafra, mais precisamente no dia do seu 59º aniversário.
Na etapa de hoje, Joaquim Pimenta será acompanhado desde Vila Verde até aos Arcos de Valdevez, onde termina a “etapa”, por vários cicloturistas da Associação Cultural e Recreativa de Barbudo.
O trajecto abrange Portugal de lés a lés
Com 50 anos, Joaquim Pimenta começou a sentir tremores nas mãos, mas “ligava tudo ao sistema nervoso”, e confessou ter entrado em depressão após descobrir que tinha Parkinson.
Aos 58 anos, este mafrense propôs-se dar uma volta a Portugal em bicicleta para sensibilizar a sociedade para uma doença que atinge cerca de 20 mil pessoas apenas no nosso país.
Joaquim Pimenta vai percorrer cerca de 2250 km durante um período estimado de 17 dias, sozinho, tendo a bicicleta como meio de transporte e companhia.
O trajecto abrange Portugal de lés a lés: No dia 1 de setembro saiu de Mafra e rumou ao Algarve, de onde começou a subir até ao Norte do país. Hoje passou por Vila Verde.
Município de Vila Verde, 12.9.2019