Vila Verde: “Mês do Romance” com inovação sustentada na tradição
Atualizado em 09/02/2026









O concelho de Vila Verde tornou-se, ao longo da última semana, num palco vivo de tradição, criatividade, inclusão e desenvolvimento económico
Por força da programação da 16ª edição do “Fevereiro – Mês do Romance”, o concelho de Vila Verde tornou-se, ao longo da última semana, num palco vivo de tradição, criatividade, inclusão e desenvolvimento económico. O “roteiro do amor” reuniu já um cionjunto diveso de promotores da marca Namorar Portugal, vilaverdenses e visitantes.
Um dos pontos altos da semana teve lugar no Posto de Turismo de Braga. A designer Luciana Castelli apresentou a coleção “Maria da Fonte”, um projeto de calçado nupcial de luxo que utiliza linho e bordados manuais a fio de ouro. Por sua vez, a marca Espinhosa & Anton introduziu a coleção “Amor da Terra”, uma série limitada de cerâmica de autor que funde a tradição com o design contemporâneo.
Também na cidade de Braga, a Marca Namorar Portugal ganhou um novo fôlego com a Yntenzo, que apresentou um conjunto de gel de banho e creme hidratante com aroma a flor de cerejeira. Segundo Daniel Vilaça, o rosto da marca continua a ser a aposta na inovação, ampliada pelo desafio permanente que representa a associação à marca Namorar Portugal. É uma parceria que proporciona um fator único de diferenciação no mercado global e sempre mais competitivo, assumindo-se efetivamente como motor de crescimento para a empresa.
Espaço Namorar Portugal é casa de criatividade
Ao longo desta primeira semana do Mês do Romance, também o Espaço Namorar Portugal foi o centro de várias demonstrações de “saber-fazer”. As promotoras Namorar Portugal Carla da Home Sweet Miniatures, Rosa Simões e Maria de Jesus Correia apresentaram coleções que vão desde mini-altarinhos e presépios a pinturas inspiradas nas “Profissões do Antigamente”.
Dezenas de entusiastas visitaram o espaço para participar em workshops especializados: os promotores da marca Namorar Portugal, Rosa Simões orientou a pintura em aguarela e a Vila Verde em Flor dinamizou uma sessão focada em técnicas de arte floral.
Cultura e inclusão em destaque
O Sarau de Música e Poesia, uma parceria entre a Academia de Música e o Agrupamento de Escolas de Vila Verde, foi um dos momentos mais expressivos da semana. A Presidente da Câmara, Júlia Fernandes, enalteceu a “entrega total” de professores e alunos, num palco que brilhou com interpretações musicais, declamação de poemas e dança.
O movimento escutista também marcou presença através do Agrupamento 418 – Vila Verde, que promoveu o Atelier “Lenço dos Namoradinhos Escutas”, onde crianças e jovens pintaram os seus próprios lenços.
A inclusão foi celebrada na Loja Interativa de Turismo com a habitual exposição “O Amor Acontece”, da APPACDM, que é já um marco no programa. A montra deste ano convida à interação, apresentando uma cabine telefónica e um banco de jardim que servem de cenário para fotografias.
Para guardar memórias, o brilho do grande coração instalado ao lado da Biblioteca Municipal convida residentes e visitantes a registar o momento e a partilhar o afeto que caracteriza este mês.
Até final de fevereiro, ainda há muito mais para ver, fazer e provar!
