Vila Verde: fogo controlado no Monte do Oural para prevenir contra grandes incêndios
Atualizado em 27/05/2025

Os serviços de proteção civil e de gestão florestal do Município de Vila Verde estão a promover operações de fogo controlado em zonas de mata e vegetação infestante do concelho, no âmbito da estratégia municipal de prevenção contra incêndios de grande dimensão.
A presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, e o vereador Patrício Araújo acompanharam hoje as ações no terreno, que abrangem uma área total de 36,8 hectares situada no Monte do Oural, nas freguesias da Ribeira do Neiva e do Vade.
“Estas ações de fogo controlado fazem parte de um plano de prevenção que está a ser concretizado há algum tempo e ao qual o Município de Vila Verde dá particular atenção, atendendo às caraterísticas do nosso território e à sua importância estratégica”, explicou Júlia Rodrigues Fernandes, agradecendo o trabalho que está a ser feito por diversas equipas de proteção civil, bombeiros, sapadores e GNR.
Valorizando as ações de prevenção – como a limpeza e a abertura de caminhos florestais – a anteceder os períodos mais críticos de verão, a autarca sublinhou “a importância estratégica que representa a defesa do património natural e paisagístico, tendo em conta o impacto no processo de desenvolvimento e afirmação do concelho”.
As ações de fogo controlado visam reduzir a carga de combustível existente e a criação de descontinuidades na vegetação, de forma a assegurar “zonas tampão” para evitar a extensão de grandes incêndios e para aumentar a resiliência do território à propagação dos fogos.
Concretizadas sempre com a preocupação de salvaguardar a fauna destas zonas, as ações de fogo controlado permitem, simultaneamente, dar resposta às necessidades dos agentes locais, nomeadamente baldios, pastores e caçadores, resultando assim em ações de prevenção de incêndios rurais de uma forma integrada.
As ações de fogo controlado prosseguem no Monte do Oural, sob coordenação do Gabinete Técnico Florestal e da proteção Civil do Município de Vila Verde. Envolvem os sapadores da Associação Florestal do Cávado, os Bombeiros Voluntários de Vila Verde e de Esposende, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR e a Equipa Municipal de Intervenção Florestal (EMIF).