Vila Verde: Festival “Namorar o Verão” regressa com teatro e comédia ao ar livre
Atualizado em 25/07/2025
Praça de Santo António, no centro de Vila Verde acolhe espaços de animação cultural
O Festival “Namorar o Verão” está de regresso a Vila Verde este fim de semana, com uma programação cultural diversificada que promete animar novamente a Praça de Santo António, no coração da vila.
O programa contempla uma apresentação teatral “Conversas da Teta” e uma sessão de stand-up comedy que vão decorrer na praça, ao ar livre, com vários humoristas em palco.
A iniciativa arranca já na noite desta sexta-feira, com o espetáculo “Conversas da Teta”, às 21h00, na Praça de Santo António. Encenada por Linda Rodrigues e criada em parceria com o coletivo CONTILHEIRAS, esta comédia dramática aborda o cancro da mama com frontalidade, sensibilidade e uma dose saudável de humor.
Baseada em testemunhos reais e resultado de uma residência artística intensiva, “Conversas da Teta” tem como objetivo promover a partilha terapêutica, o diálogo intergeracional e a consciencialização para os cuidados de saúde.
O espetáculo tem integrado a campanha Outubro Rosa e já passou por vários palcos do país, tendo sido visto por mais de 1460 espetadores. A peça recebeu uma menção honrosa na VIII Gala Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro, à qual reverteram as receitas da maioria das apresentações, reforçando o seu carácter solidário. O projeto teve ainda destaque na RTP1 e no jornal Público, pela sua relevância social e impacto mediático.
Comédia na noite de sábado
A animação continua no sábado, com uma noite dedicada ao humor. A partir das 21h00, a Praça de Santo António recebe uma sessão de stand-up comedy que promete arrancar gargalhadas ao público vilaverdense e aos visitantes. Em palco estarão cinco humoristas: Miro Vemba, Hélder Machado, Pedro Correia, Francisco Alves e Ruben Marques.
Esta sessão de stand-up comedy é uma organização da PlaBerma e integra o programa do festival, que continua a afirmar-se como um espaço de encontro cultural, entretenimento e partilha comunitária.