Vila Verde desafia comunidade a cuidar da floresta autóctone
Atualizado em 11/11/2025

De 20 a 27 de novembro, o Município de Vila Verde assinala a Semana da Floresta Autóctone, uma iniciativa dedicada à valorização das florestas autóctones e à promoção da consciência ambiental junto da comunidade escolar e da população em geral.
Sob o lema “Cuidar hoje para preservar o amanhã”, o programa propõe um conjunto diversificado de atividades que visam reforçar o compromisso coletivo com a proteção e regeneração do património natural do concelho.
Ao longo da semana, escolas, associações e a população em geral serão convidadas a participar em ações práticas e educativas, que destacam a importância das espécies autóctones na preservação da biodiversidade e no equilíbrio dos ecossistemas locais.
O programa inclui plantações de árvores, uma caminhada, ações de sensibilização ambiental e contra espécies invasoras, convívios e um magusto, uma demonstração de meios de combate a incêndios e de defesa da floresta.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, sublinha que esta Semana da Floresta Autóctone “é uma oportunidade para envolver toda a comunidade na defesa do território e na promoção de uma cultura ambiental sustentável, reforçando o papel das escolas, das famílias e das instituições na preservação dos recursos naturais.
“Esta semana é um exemplo do trabalho conjunto entre autarquia, escolas e comunidade, em prol de um concelho mais verde, consciente e sustentável. A preservação das florestas autóctones é um compromisso de todos e uma prioridade para o futuro ambiental de Vila Verde”, sustenta Júlia Rodrigues Fernandes.
A autarca refere que “cuidar das florestas autóctones é proteger o nosso território e valorizar as nossas especificidades, a nossa identidade e o futuro das próximas gerações. Cada árvore plantada, cada ação de sensibilização, cada gesto de preservação é uma semente para o futuro”.
A Semana da Floresta Autóctone de Vila Verde conta com a colaboração das escolas do concelho, juntas de freguesia, associações locais e parceiros institucionais, integrando-se nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e nas políticas municipais de educação ambiental e valorização do património natural.
Programa
20 de novembro | 10h00 – Plantação de Árvores Autóctones
Participação: Escola Básica de Prado
Local: Espaço exterior da EB de Prado
21 de novembro | 09h30 – Visita ao Planetário Imersivo
Oficina “Porque é que as folhas mudam de cor”
Participação: Escola Básica de Barbudo
Local: Centro de Ciência Viva
22 de novembro – Magusto
Local: Adro da Igreja de Aboim da Nóbrega
Organização: Junta de Freguesia de Aboim da Nóbrega e Gondomar
23 de novembro | 09h00 – Caminhada Monte Castelo – Dia da Floresta Autóctone
Concentração: Rua Castelo, Barbudo
Organização: Município de Vila Verde – Projeto SANUS
Participação: Público em geral
24 de novembro | 10h00 – Ação de sensibilização – Controlo de plantas invasoras
Participação: Escola Básica de Vila Verde
Local: Junto ao Rio da Malheira
25 de novembro | 10h00 – Demonstração de Meios de Proteção da Floresta
Participação: Escola Básica de Oleiros
Local: Espaço exterior da escola
26 de novembro | 10h00 – Teatro “Não Deites Tudo Por Água Abaixo”
Colaboração: Águas do Norte
Local: Escola Básica da Lage
27 de novembro | 09h30 – Programa 5 do dia
Participação: Escola Básica de Freiriz
Local: Mercado Abastecedor de Braga (MARB)
