Vila Verde avança com requalificação de estradas municipais
Atualizado em 11/10/2023Investimento de 1,7 milhões de euros para repavimentação de 83 km2 em diferentes freguesias
O Município de Vila Verde tem em curso um conjunto de intervenções para a requalificação de diversas estradas e caminhos municipais no concelho. A operação resulta de um concurso público com um valor global superior a 1,7 milhões de euros, abrangendo cerca de 83 km2 de área em repavimentação.
A presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, explica que as requalificações previstas incidem sobre um conjunto de vias municipais selecionadas e que necessitavam de intervenções mais urgentes, devido ao intenso tráfego e ao estado de maior degradação – em grande parte dos casos por força das obras para infraestruturas de saneamento.
Até ao final do mandato, júlia Rodrigues Fernandes estima ter concluído o plano de requalificação de toda a rede de vias municipais no concelho, reforçando as condições de mobilidade e de segurança, para peões, automobilistas e moradores locais.
Tendo em conta os eventuais transtornos a provocar pelas intervenções em curso, a autarca apela à compreensão dos moradores e utilizadores das vias abrangidas, mas realça o esforço do Município em minimizar os efeitos negativos das obras.
Para isso, a programação das intervenções foi feita em pacotes diferenciados, de forma a assegurar maior celeridade e eficiência nos trabalhos, envolvendo diferentes empresas.
“Aliado a outros investimentos ao nível das vias de comunicação em que estamos a trabalhar para concretizar no atual mandato, esta é uma intervenção com importante impacto para a estratégia global de reforçar a atratividade local e a qualidade de vida das populações”, justifica a presidente da Câmara.
Além do agravamento da situação provocado por questões climatéricas, a deterioração dos pisos de estradas deve-se ao reconhecido aumento acelerado de infraestruturação do território, ao nível das redes de saneamento e águas pluviais, abastecimento de água, gás e telecomunicações.
O conjunto de requalificações já em curso contempla três lotes de intervenções. O prazo para conclusão das empreitadas é de seis meses.
Com um valor parcial de 570 mil euros, o Lote 1 do concurso cobre uma área de 29,244 km2, onde estão previstas repavimentações na EM 539-1 em Arcozelo, no CM 1168 em Parada de Gatim e na Avenida das Eiras na Ribeira do Neiva.
O Lote 2, com obras estimadas em 520 mil euros, abrange intervenções numa área total de 20,489 km2, nas Ruas João Paulo II e de Fáfias (Vila Verde), na Rua do Castelo (na zona da igreja paroquial de Barbudo) e nas Ruas S. Salvador e do Pinhal (entre Esqueiros e Vila Verde e Barbudo) – sendo que neste caso está incluída a colocação de condutas de saneamento e águas pluviais.
O Lote 3 representa um investimento de 670 mil euros, para um total de 33,343 km2 em repavimentações, na Rua Salgado Zenha e nas Ruas de Sampaio, da Torre e Travessa do Calvário (Soutelo), na Rua da Gândara (Turiz), na Rua Sobreiro Botão e Rua Barrumau (Lage), em parte do CM 1167 (Escariz) e na Rua do Bom Despacho (Cervães).