Vila Verde acolheu sessão intermunicipal sobres as questões climáticas, as suas alterações e impacto no Vale do Cávado
Atualizado em 06/11/2019“Todos podemos ter pequenos gestos que farão toda a diferença na proteção e preservação ambiental”
A Casa do Conhecimento do Município de Vila Verde acolheu, na manhã de hoje, 6 de novembro, a Apresentação Pública dos resultados do estudo sobre a Estratégia Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da NUT III Cávado, integrado na Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas. Este estudo foi desenvolvido em estreita colaboração com todos os Municípios do Cávado, promovido pela CIM Cávado, com o apoio financeiro do Programa Operacional POSEUR e teve como objetivo analisar as vulnerabilidades da NUT III Cávado e do seu território às alterações climáticas.
Na sessão de abertura António Vilela, Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, evidenciou a importância da reflexão sobre as questões climáticas, as suas alterações e do impacto negativo das mesmas. Nesse sentido “cada Município irá adotar uma estratégia e definir medidas que vão ao encontro de uma proteção ambiental de forma a minimizar essas alterações” pois, “cada vez mais é necessário despertar a consciência dos cidadãos para os feitos nefastos das alterações climáticas e de que todos podemos ter pequenos gestos que farão toda a diferença na proteção e preservação ambiental”. Referiu, ainda, que o facto de cada município perseguir este objetivo já é uma ação de melhoria e mudança ambiental e Vila Verde segue este alinhamento, com uma estratégia global no combate às alterações climáticas. O nosso objetivo é ter uma terra verde, onde as pessoas se sintam bem e possam usufruir do nosso excelente património natural”.
De seguida Luís Macedo, Primeiro Secretário do SEI da CIM Cávado deixou expresso que a preocupação com as alterações climáticas é um denominador comum, pois no planeta são incontáveis as organizações preocupadas com as questões ambientais, com fortes declarações sobre as alterações climáticas e com a apresentação de medidas concretas para as combater. A Comunidade Intermunicipal do Cávado e os seus seis municípios avançaram com um estudo sobre as alterações climáticas nesta região de forma a que cada município adote as melhores estratégias para as reduzir.
Os trabalhos prosseguiram com a apresentação de dois painéis subordinados aos temas “As Alterações Climáticas e os Seus Impactos” e “Experiência e Boas Práticas em Adaptação às Alterações Climáticas”.
Na sessão de encerramento Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga realçou a importância deste estudo para a concertação de estratégias às alterações climáticas da Comunidade Intermunicipal do Cávado, frisando que é um exercício incompleto no sentido em que é ainda necessário contabilizar e monitorizar as ações para perceber em que escala os resultados estão a ser alcançados.
A sessão contou com uma vasta plateia onde estavam representados vários municípios, como Amares, Braga, Vila Verde, Barcelos, Esposende, Pedrogão Grande, Terras de Bouro e Ovar, assim como diversas entidades.
Município de Vila Verde, 6.11.2019