Universidade do Minho celebra protocolo com Vila Verde e Braga para proteger as crianças do tabaco
Atualizado em 21/03/2022Universidade do Minho celebra protocolo com Vila Verde e Braga para proteger as crianças do tabaco
A Universidade do Minho (UMinho) e as Câmaras Municipais de Vila Verde e Braga assinaram, no dia 21 de dezembro, um protocolo que visa desenvolver iniciativas de proteção das crianças em relação à exposição de Fumo Ambiental do Tabaco (FAT), em casa e no carro. Trata-se de um programa a implementar junto dos docentes e discentes do 4º ano de escolaridade das escolas dos dois Concelhos e cujo objetivo é proteger as crianças do fumo ambiental do tabaco (em casa e no carro).
O protocolo foi assinado na Reitoria da UMinho, entre Rui Vieira de Castro, vice-reitor da UMinho, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e o docente responsável pelo projeto, José Precioso. Tendo em conta que se trata de um programa diretamente ligado às escolas, as Vereadoras da Educação das duas autarquias, nomeadamente Júlia Fernandes e Lídia Dias, também marcaram presença na sessão.
O docente do Instituto da Educação da Universidade do Minho, José Precioso, autor do estudo sobre a exposição das crianças ao fumo do tabaco, referiu que “É um problema muito grave e muito prevalecente. Num estudo que fizemos, concluímos que um terço das crianças estão expostas diária ou ocasionalmente ao fumo do tabaco em casa ou no carro.”
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela, congratulou-se por ver este projeto ser implementado e por ser este o primeiro Concelho do país onde se vai desenvolver esta ação ao nível do primeiro ciclo.
Este programa assenta na premissa de que a melhor forma de combater o tabagismo é a sensibilização dos mais novos, pois são as crianças os melhores aliados na aspiração a uma geração livre do fumo do tabaco. O principal objetivo deste projeto é o de termos, num futuro próximo, crianças mais saudáveis, adultos mais saudáveis e um ambiente livre do fumo do tabaco.
A inicitaiva prevê para além de formação acreditada aos docentes, a distribuição de vários materiais de apoio para o trabalho em sala de aula.