Turismo de Vila Verde acolhe apresentação de duas novas linhas da Marca Namorar Portugal: ‘Chávenas Azulejadas’ e ‘Jarras do Amor’
Atualizado em 30/01/2017O coração do Minho voltou, hoje (30 de janeiro), a palpitar mais forte com a apresentação de duas novas linhas de produtos inspiradas nos motivos dos Lenços de Namorados. Juliana Gomes conquistou o público com uma deslumbrante linha de decoração, as ‘Jarras do Amor’, e Ricardo Pinheiro cativou a plateia com uma linha de chávenas de café que une duas das mais belas tradições portuguesas, a azulejaria e os Lenços de Namorados. A sessão decorreu na Loja Interativa de Turismo de Vila Verde, onde está patente, até ao dia 05 de março, uma exposição diversificada de produtos da marca territorial Namorar Portugal.
A abertura da sessão coube à vereadora da Cultura, Júlia Fernandes, que destacou o simbolismo do espaço que acolheu a iniciativa. “A Loja Interativa de Turismo de Vila Verde é uma montra e um cartão-de-visita para turistas nacionais e internacionais, pelo que terá produtos Namorar Portugal expostos durante todo o ano”, afirmou, apresentando de seguida os principais protagonistas do evento. ”A Juliana e o Ricardo são dois parceiros extraordinários, que continuam a inovar todos os anos e que têm obtido grande sucesso junto do público. Estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido”, disse Júlia Fernandes.
‘Jarras do Amor’ são a mais recente criação de Juliana Gomes
A talentosa artesã vilaverdense Juliana Gomes está há três anos na família Namorar Portugal. A artista encontrava-se em situação de desemprego e decidiu ‘matar dois coelhos com uma cajadada’, encontrando nos motivos dos Lenços de Namorados a inspiração para garantir o seu sustento e uma oportunidade de alimentar uma paixão antiga pela tradição da terra que a viu nascer. “Gostaria de deixar um agradecimento muito particular ao presidente do Município de Vila Verde, o Dr. António Vilela, e à vereadora da Cultura, Júlia Fernandes, pela dedicação e empenho em torno deste projeto”, frisou Juliana Gomes, antes de apresentar as ‘Jarras do Amor’, que preparou para a edição de 2017 da programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’. “Este ano optei pela cerâmica. As Jarras do Amor são fabricadas em barro envernizado, pintadas à mão com os motivos dos Lenços de Namorados. Outra das novidades deste ano é a utilização de uma nova técnica, a bainha livre, tão típica dos Lenços de Namorados, que são a minha inspiração e a minha motivação para continuar a criar novas linhas de produtos”, referiu.
Ricardo Pinheiro apresentou as ‘Chávenas Azulejadas Namorar Portugal’
Depois de no ano passado ter brindado o público com as bases em azulejo, Ricardo Pinheiro apresentou desta feita uma encantadora coleção de chávenas de café azulejadas. O talento e a minúcia do artista são evidentes em peças deslumbrantes que unem duas das mais belas tradições nacionais, a azulejaria e os Lenços de Namorados. “Sempre esteve nos meus planos criar uma linha de chávenas e este ano são de café. A base é o azulejo, que une a coleção toda, e a chave foi acessório escolhido desta vez. O meu objetivo é criar uma linha utilitária que se afirme em simultâneo como uma homenagem à tradição nacional. O pires é um azulejo trabalhado para o efeito, a que se junta uma chávena de café a condizer”, afirmou Ricardo Pinheiro, acrescentando que esta “é uma excelente opção para quem quiser oferecer ou adquirir um produto diferenciado”.
“Continuaremos a valorizar e a promover Vila Verde e os Lenços de Namorados”
Presente na sessão, o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, congratulou os dois promotores pelo trabalho desenvolvido. “São duas novas linhas de produtos de grande beleza, que demonstram uma enorme criatividade e também muita arte e engenho. Gostava de deixar uma palavra de apreço e reconhecimento a estes e a todos os parceiros que continuam de corpo e alma com a marca Namorar Portugal, a criar e inovar todos os anos. Continuaremos a valorizar e a promover Vila Verde e os Lenços de Namorados”, afirmou o edil, sublinhando de seguida a impressionante dinâmica incitada pela programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’. “Em apenas quatro dias de Mês do Romance, já foram lançadas sete novas linhas de produtos, o que mostra bem a vitalidade da marca e a criatividade que os parceiros colocam ao serviço da economia e do desenvolvimento do concelho”, concluiu António Vilela.