Trio Elétrico da TVI percorreu Vila Verde enaltecendo as magníficas paisagens do concelho
Atualizado em 05/07/2020«Vila Verde é um destino com várias opções de turismo. Desde zonas mais montanhosas a rios excecionais, gastronomia, vinhos de excelente qualidade e artesanato de primeira qualidade, temos um pouco de tudo»
O programa Somos Portugal da TVI regressou este domingo a Vila Verde, desta vez num formato inovador, tendo em conta as medidas de segurança impostas pela DGS.
A emissão foi conduzida pela atriz e apresentadora Rita Pereira num trio elétrico que partiu do coração da vila e percorreu o concelho de lés a lés.
Enquanto mostravam algumas das magníficas paisagens naturais do concelho, os vilaverdenses e telespetadores da TVI foram brindados por uma tarde carregada de animação, artistas, espetáculos e muita música à mistura. À boleia do animado trio elétrico não faltaram artistas como Rosinha, Ruth Marlene, José Malhoa, 4 men’s.
«Este programa é uma ótima oportunidade de divulgação das potencialidades do nosso concelho. Obrigado por terem escolhido Vila Verde»
O Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela, subiu ao trio elétrico para entregar à apresentadora o ex-líbris do concelho, o Lenço de Namorados, atualmente finalista regional das Sete Maravilhas da Cultura popular. António Vilela aproveitou também o momento para dar a conhecer as máscaras com os motivos dos Lenços de Namorados, produzidas pela Aliança Artesanal.
Para o autarca vilaverdense «Este programa é uma ótima oportunidade de divulgação das potencialidades do nosso concelho. Vila Verde é um destino com várias opções de turismo. De zonas mais montanhosas a rios excecionais, gastronomia, vinhos de excelente qualidade e artesanato de primeira qualidade, temos um pouco de tudo»
«Aproveito para saudar todos os vilaverdenses, pois quando foi preciso cumprir regras, eles fizeram-no sempre de forma exímia. Foram verdadeiros exemplos no combate à pandemia». referiu o edil
Produtos gastronómicos e artesanato de Vila Verde representados em Lisboa
Já a partir de Lisboa, vários promotores, reunidos num só espaço, estiveram a representar Vila Verde, divulgando os seus produtos e enaltecendo aquilo que de melhor tem o nosso concelho. Desde a rica e saborosa gastronomia, aos vinhos, até ao artesanato e produtos da marca Namorar Portugal, não faltou nada nesta grande mostra recheada de sabor e qualidade.
A Vereadora da Cultura, Drª Júlia Fernandes, acompanhou os promotores até à capital e deixou transparecer o grande orgulho das origens vilaverdenses.
A autarca refere que «temos neste momento muitos artesãos que têm desenvolvido uma criatividade enorme relativamente ao que é possível fazer com máscaras. Vários parceiros Namorar Portugal, desde logo a Aliança Artesanal, Milinha, Rosa Simões, Teciborda, têm sido bastante procurados para a compra de máscaras que além de serem seguras, são originais e ligadas aos nossos Lenços. É uma forma de adaptar a tradição a esta nova realidade que vivemos.»
Os Lenços de Namorados estão na final regional das Sete Maravilhas da Cultura Popular e para Júlia Fernandes «é um grande orgulho, mas também uma enorme responsabilidade. Estamos num concurso nacional com muitos outros importantes patrimónios, mas é um esforço que vamos ter de desenvolver para conseguir chegar à final nacional. Se conseguirmos, não só estaremos a valorizar os Lenços de Namorados enquanto ex-líbris de Vila Verde e elemento fundamental da nossa tradição, como também todo o nosso território sairá valorizado.»
Na perspetiva da Vereadora «Com certeza atrairemos muito mais visitantes ao nosso concelho, a terra onde o amor acontece, onde está o Namorar Portugal e a terra que continua a ter as suas bordadeiras como antigamente. Será uma ótima projeção para Vila Verde»
Município de Vila Verde, 5.7.2020