TAÇA DO MUNDO EM CANOAGEM – Organização de Vila Verde serve de “exemplo” para a Taça do Mundo de Maratona na China em 2017
Atualizado em 29/07/2016Uma delegação da China, com cerca de 10 elementos, acompanha a Taça do Mundo de Maratona em Canoagem Vila de Prado 2016, já a preparar a edição de 2017, que vai decorrer naquela País. Durante os três dias de competição, na zona do Faial, os membros da delegação chinesa “aprendem” com a organização de Vila Verde, sob a orientação da Federação Portuguesa de Canoagem e a supervisão da Internacional Canoe Federation (ICF).
Os detalhes organizativos, da logística (tendas, áreas de funcionamento, espaços de apoio, secretariado, alojamento, transporte, hangares, segurança, entre outros) à competição (metas, plataformas, portagens, juízes), passando pelos timings para o organigrama da prova e pela própria acreditação dos Países, atletas, comitivas, imprensa, voluntários, entre outros, estão a ser transmitidos aos membros da delegação da China.
CAPACIDADE ORGANIZATIVA DE TOPO
«A qualidade organizativa – graças ao esforço conjunto da Câmara Municipal de Vila Verde, do Clube Náutico de Prado e da Federação Portuguesa de Canoagem – estão a merecer grandes elogios», assinala o Vereador do Desporto do Município de Vila Verde, Patrício Araújo. Este vinca que «é um orgulho perceber que Vila Verde, a Vila de Prado, estão ao nível da exigência colocada pelas mais altas instâncias internacionais. É lógico que o Faial, a Vila de Prado, tem condições únicas ao nível do “espelho de água”, um Rio Cávado que é uma das maravilhas naturais que atravessa o concelho de Vila Verde. Juntamos um grande clube, o Clube Náutico de Prado, e uma direcção empenhada, dinâmica e unida. Construímos instalações de topo mundial e já estamos a capitalizar todo o investimento feito em requalificação e valorização das margens com o acolhimento de provas internacionais ao mais alto nível».
A NOVA CAPITAL MUNDIAL DA CANOAGEM
Na óptica do Vereador da tutela, «depois de cumpridos os timings de montagem, criadas as condições logísticas para a competição e de geradas dinâmicas para que tudo corra de forma quase perfeita, Vila Verde e a Vila de Prado vão projectar ainda mais o concelho e fechar esta “prova de fogo” com nível de “excelência”». E encerra com a convicção: «como tem afirmado o senhor presidente da câmara, Dr. António Vilela, vamos transformar a Vila de Prado numa das capitais mundiais da canoagem».
Faz ainda questão de referir «a excelente colaboração das entidades externas à competição, a Agência Portuguesa do Ambiente, a própria EDP e os Municípios vizinhos (Braga e Amares), que colaboraram estreitamente no cumprimento dos pressupostos necessários à realização desta tão importante prova».
PROGRAMA
Sexta-feira, de 29 julho
14h00
C1 masculinos juniores (eliminatória)
C1 masculinos juniores (eliminatória)
K1 femininos juniores (eliminatória 1)
K1 femininos juniores (eliminatória 2)
16h00
K1 masculinos juniores (eliminatória 1)
K1 masculinos juniores (eliminatória 2)
C1 masculinos (eliminatória 1)
C1 masculinos (eliminatória 2)
18h00
K1 femininos (eliminatória 1)
K femininos (eliminatória 2)
K1 masculinos (eliminatória 1)
K1 masculinos (eliminatória 2)
21h30: Espetáculo musical com Teresa Baixo e Isa de Castro
23h30: Fogo-de-artifício piromusical no rio Cávado
Sábado, 30 de Julho
9h30
C1 masculinos juniores (final)
K1 femininos juniores (final)
10h30
K1 masculinos juniores (final)
C1 masculinos (final)
11h30
K1 femininos (final)
K1 masculinos (final)
12h50
C1 femininos (final)
C1 femininos juniores (final)
16h30
Veteranos (35-39, 40-44. 45-49, 50-54, 55.59, 60-64, 65+)
22h00: Espetáculo musical com Margarida Rocha e Miguel Oliveira
23h30: Fogo-de-artifício piromusical no rio Cávado
Longas distâncias
Domingo, dia 31 de Julho
9h15
K1 masculinos juniores (final)
K1 femininos juniores (final)
C1 masculinos juniores (final)
11h05
C1 femininos juniores e seniores (final)
K1 femininos (final)
C1 masculinos (final)
14h00
K1 masculinos (final)
17h00
Encerramento