SANTO ANTÓNIO MIXÕES DA SERRA – Milhares de pessoas assistem à bênção dos animais
Atualizado em 11/06/2017Milhares de pessoas deslocaram-se , este domingo, a Mixões da Serra, para venerarem Santo António e assistirem à carismática Bênção do Animais, uma tradição secular que reúne dezenas de milhares de pessoas todos anos.
Durante toda a manhã os romeiros foram enchendo o largo fronteiriço à igreja, partilhando o espaço com vacas, cavalos, machos e éguas, cabras e cães. Terminada a celebração – feita a partir da varanda -, o pároco António Marques desceu ao terreiro e distribuiu a bênção a todos o que assistiram à missa: povo e animais.
TRADIÇÃO DA BÊNÇÃO DOS ANIMAIS
“A tradição remonta ao ano de 1916, quando, reza a história, uma grande peste vitimou uma boa parte dos animais, nomeadamente vacas e cavalos. Desalentada, a população da freguesia de Valdreu, prometeu a Santo António a construção de um templo em sua honra, se o Santo livrasse os animais da doença e dos lobos. O santo milagreiro “ouviu” as preces e, em agradecimento, o povo edificou uma pequena capela no alto do monte, que mais tarde, por volta de 1952, se transformou num santuário. Desde então, todos os anos, no domingo anterior ao dia 13 de Junho – dia de Santo António -, os lavradores da região levam os seus animais ornamentados com flores e fitas a Mixões da Serra, onde assistem à missa e à bênção. Todos esperam que as suas vacas tenham crias saudáveis e robustas, que os machos e éguas sejam mais fortes, que as ovelhas e cabras dêem mais leite e tenham crias, e que os cães guardem devidamente as casas.”