ROTA DAS COLHEITAS – Exaltação do mundo rural na XVIII Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho
Atualizado em 24/09/2019Exaltação de costumes e tradições do mundo rural. É isto que a XVIII Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho oferece ao público com um programa recheado de atividades diversificadas. Do cortejo etnográfico à música popular, passando pela gastronomia e pelas recriações de práticas ancestrais, entre outros, não faltam atrativos que fazem de Escariz S. Martinho um destino de eleição para quem procura experiências autênticas. A iniciativa decorre no próximo fim-de-semana, 28 e 29 de setembro, no Lugar da Igreja.
A XVIII Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho arranca, por volta das 14h30, com o cortejo etnográfico e desfile de oferendas. A animação do cortejo fica entregue à música popular dos tocadores de concertinas e cavaquinhos. A seguir, começa o tradicional corte das canas de milho. Depois do trabalho, uma merenda no campo, broa, pataniscas e vinho para ajudar a recuperar forças. O primeiro dia do evento ainda conta a Grande Desfolhada (às 20.30h, no adro da igreja), uma recriação de uma prática típica da região. Segue-se a Festa da Concertina e Cantares ao Desafio, que começa às 21h e se prolonga pela noite dentro com muita alegria e diversão.
O domingo (29 de setembro) arranca com a Eucaristia em Ação de Graças pelas Colheitas, por volta das 10h, transmitida na Rádio Voz do Neiva. Terminada a eucaristia, terá início a feira agrícola. Uma oportunidade única de sentir os cheiros e sabores do campo e de os levar consigo para casa. As celebrações da XVIII Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho terminam com as danças e os cantares típicos da região no Festival Folclórico, que terá início pelas 16h30. Durante os dois dias, os visitantes podem também apreciar a decoração da igreja paroquial que por esta altura é embelezada com arranjos coloridos criados com os produtos do campo.
“Valorizar tradições e a nossa identidade cultural”
Para as pessoas de Escariz S. Martinho, a Festa das Colheitas é “muito importante”, salienta o presidente da União de Freguesias. Adelino Machado afirma que as celebrações permitem “mostrar os produtos da região e, ao mesmo tempo, valorizar tradições e a nossa identidade cultural”. O autarca sente orgulho na dinâmica que a Festa das Colheitas imprime na freguesia: “Vêm pessoas de todos os lados e isso contribui para a promoção da gastronomia e do comércio local”. Para Adelino Machado, Escariz S. Martinho deve ser um destino de eleição, “não só por causa do programa que a festa oferece, mas também pela hospitalidade das pessoas da freguesia”. O presidente garante que quem participar no evento “poderá sentir e presenciar uma autêntica e genuína exaltação do mundo rural”.
Inserida na programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, a organização da iniciativa fica a cargo da paróquia e conta com o apoio da União de Freguesias de Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho.
Município de Vila Verde, 24.9.2019