Rota das Colheitas: Aboim da Nóbrega. Participantes dizem que a caminhada noturna “é para repetir”
Atualizado em 20/08/2019Aboim da Nóbrega é uma freguesia que oferece belas paisagens naturais a quem a visita. Na Caminhada por Terras de D. João de Aboim, que decorreu no dia 17 de agosto, entre as 19h e as 23h, esses panoramas adquiriram novos tons que deslumbraram os 80 participantes. A atividade juntou pessoas dos cinco aos oitenta anos de idade, vindas de diferentes pontos do país, que partiram também à descoberta de pontos de interesse histórico-cultural e tradições locais. Na hora de cada um seguir o seu caminho para casa, a ideia entre o público era clara: a caminhada noturna “é para repetir”.
Entre os caminhantes estava um casal que veio de Lisboa de propósito para a iniciativa. Para viver uma experiência única em pleno coração do Minho rural. E assim foi. Durante 13.5 km, os participantes contemplaram as paisagens da região e visitaram pontos de interesse histórico-cultural, como o Castelo de Aboim, a Igreja de Aboim da Nóbrega, o Chão Grande, a Fonte do Dente Santo e Valcião. No final da caminhada, apreciaram os saberes e sabores do mundo rural. Conheceram tradições locais, como o fabrico artesanal do pão de milho, e saborearam as típicas sopas de cavalo cansado para recuperar energias depois do esforço físico. Nesse âmbito, a organização deixou o seu agradecimento ao Sr. João Fernandes por fornecer o pão.
A iniciativa foi organizada pelo Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim da Nóbrega, Associação de Desenvolvimento das Terras, Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA) e Aldeias da Saudade. Contou com a colaboração da União de Freguesias de Aboim da Nóbrega e Gondomar e integrou a programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.
Município de Vila Verde, 20.08.2019