ROTA DAS COLHEITAS 2019 – Mais de 300 participantes no I Passeio BTT Rota das Colheitas
Atualizado em 21/10/2019Mais de 300 ciclistas participaram, no dia 20 de outubro, no I Passeio Btt Rota das Colheitas. A atividade arrancou pelas 9h, na Zona de Lazer da Ponte Nova (Loureira), com a paisagem verdejante e o Rio Homem como pano de fundo. Um cenário que preparou os participantes para o que aí vinha, um percurso circular de 40 km ao encontro da imensa beleza natural (e não só) do concelho de Vila Verde.
Proporcionar bons momentos de lazer e fomentar a confraternização entre os apreciadores do BTT foram outros dos objetivos da organização, a cargo da Associação Berdadeiros TT, com a colaboração Junta de Freguesia da Loureira. A iniciativa integrou a programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.
Conhecer Vila Verde a pedalar
Os vilaverdenses compareceram em peso, mas também vieram muitas pessoas de fora, como os irmãos Correia. João e Pedro, naturais de Ponte de Lima, são dois amantes fervorosos da modalidade e decidiram aproveitar para conhecer melhor o concelho de Vila Verde enquanto pedalavam.
João Correia deu a ideia. “Descobri a iniciativa por acaso, no Facebook, e falei com o meu irmão para participarmos”, explicou. Pedro Correia defendeu que foi uma boa oportunidade para conhecer o concelho num ambiente familiar, porque “todas as pessoas aqui presentes têm, pelo menos, uma coisa em comum: a paixão pelo BTT”.
Uma estreia em grande
A enorme quantidade de bicicletas na Zona de Lazer da Ponte Nova não deixou ninguém indiferente. O presidente da Associação Berdadeiros TT, Miguel Oliveira, confessou que a adesão à primeira edição do evento superou as expectativas.
Salientou ainda que o concelho tem boas características para o BTT, com as quais a organização está familiarizada. “Enquanto amantes da modalidade, estamos a par dessas características, mas também fizemos um esforço para embelezar o percurso e apresentar novos trilhos e novas passagens. Novidades mesmo para as pessoas que são cá de Vila Verde”, afirmou Miguel Oliveira.
Presente no local, a vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, realçou a quantidade elevada de pessoas que aderiram ao evento, “é a primeira edição e foi muito bem-recebida pelo público”. Júlia Fernandes vincou que a organização realizou um trabalho de “grande qualidade”, salientando ainda que o percurso “apresenta pontos de interesse histórico, turístico e cultural de Vila Verde”, o que vai de encontro aos objetivos da programação Na Rota das Colheitas, a “promoção e divulgação do concelho”.
Município de Vila Verde, 21.10.2019
GALERIA FOTOGRÁFICA