Projeto piloto de constituição de comunidade energética já em funcionamento em Vila Verde
Atualizado em 05/05/2025

Já arrancou o projeto piloto que se encontra em desenvolvimento na Adega Cultural do Município de Vila Verde e que consiste na instalação de um sistema fotovoltaico que permite gerar, consumir e partilhar energia renovável a uma comunidade energética.
Esta intervenção decorre no âmbito do projeto CEL Rural, de promoção da implementação de Comunidades Energéticas Locais em meio rural, um projeto de Cooperação Espanha-Portugal co-financiado pelo programa europeu INTERREG POCTEP – tem como objetivo promover a implementação de energias renováveis a nível nacional, bem como reforçar o desenvolvimento de um sistema energético sustentável e local no território transfronteiriço Espanha-Portugal.
A Adega Cultural de Vila Verde, um edifício histórico requalificado transformado num centro multifuncional que inclui diversas áreas expositivas, museológicas e adaptado para eventos e espetáculos, torna-se assim também num espaço que se compromete com a sustentabilidade, inovação e tecnologia.
Para acompanhamento, monitorização e definição das etapas seguintes foi realizada uma visita in loco às instalações do projeto piloto, que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes e dos Técnicos do Município e da CIM Cávado que acompanham o mesmo.
A produção e consumo de energia solar representa uma poupança significativa nos custos de energia elétrica e é um sistema que contribui para a sustentabilidade, com grande impacto a nível ambiental, social e económico. O projeto CEL Rural, com término previsto para junho de 2026, possui um orçamento total de 1.533.000 euros, financiado a 75% pelo Programa Europeu de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) e é um projeto liderado pelo Centro Tecnológico ITG.
Com parceiros de Portugal e Espanha, o CEL Rural reforça junto das comunidades a importância da transição energética com recursos renováveis endógenos do território que potenciam o desenvolvimento e a coesão social, bem como produz também benefícios de poupança, eficiência e sustentabilidade.