Orçamento Participativo: Crianças e Jovens de Vila Verde decidem parte do futuro do concelho
Atualizado em 17/07/2025


ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM 2025/2025
Crianças e Jovens de Vila Verde mostram que têm ideias e voz ativa no futuro do concelho
Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Vila Verde promoveu o Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa que dá voz ativa às crianças e jovens dos estabelecimentos de educação e ensino do concelho, permitindo-lhes pensar, desenhar e propor ideias concretas para melhorar o seu Concelho.
No âmbito desta iniciativa, realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Verde, a sessão de assinatura dos protocolos de colaboração para o financiamento dos projetos vencedores. A cerimónia contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, dos Diretores dos Agrupamentos de Escolas do concelho, da Escola Secundária de Vila Verde, da Escola Profissional Amar Terra Verde e do Colégio D. João de Aboim.
Como informou a presidente da Câmara, «no total, foram submetidas 18 propostas, com 4497 votações registadas, demonstrando o forte envolvimento da comunidade escolar neste processo democrático». A autarca referiu ainda que «após a votação e o apuramento dos vencedores em cada uma das categorias previstas no regulamento, foi ainda possível alargar a aprovação a outras propostas, graças à atuação de um júri – que incluiu a participação de uma jovem representante – responsável pela reapreciação das propostas não vencedoras».
O Município de Vila Verde vai financiar os projetos apresentados por crianças e jovens do ensino público e privado, individualmente ou em grupo, com uma verba a rondar os vinte mil euros inscrita no orçamento municipal.
Integrado no Programa Municipal “Vila Verde, Amiga das Crianças”, o Orçamento Participativo tem como principal objetivo estimular o espírito cívico e de cidadania junto das gerações mais novas, reforçando a sua ligação ao território e à vida democrática local.
No final, foram selecionadas 11 propostas para concretização, as quais deverão ser executadas até ao final de 2025. Esta fase marca o encerramento de mais uma edição do Orçamento Participativo Jovem, com a implementação prática das ideias vencedoras, permitindo que os próprios autores – e toda a comunidade – vejam nascer os projetos que idealizaram.
Com esta iniciativa, o Município de Vila Verde reforça o seu compromisso com uma educação participativa, inclusiva e orientada para os valores democráticos, valorizando as ideias dos mais jovens e promovendo a sua participação ativa na construção do futuro do concelho.
PROJETOS APROVADOS
Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva
– Escola Básica da Lage, Projeto “Com Desporto Aprendo Mais!”
– Escola Básica de Ribeira do Neiva, Turmas do 3ºciclo, Projeto “+Bem-Estar +Aprendizagem”
Agrupamento de Escolas de Prado
– EB nº1 de Prado, Turma 9 , 4º Ano, Projeto “O Cantinho da Criatividade”
– EB Oleiros, Projeto “Liberdade, natureza e criatividade”
– EB 2/3 de Prado, 6º Ano, Turma C, Projeto “Rádio Escolar”
Agrupamento de Escolas de Vila Verde
– Escola Básica de Vila Verde, Turma D do 8.º Ano, Projeto “+ RECREIO”
– EB Monsenhor Elísio de Araújo, 8º D, Projeto “BugLab”
JI Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde
– Pré-escolar, Projeto ”Biblioteca com rodinhas”
Colégio D. João de Aboim
– Todas as turmas do 1º Ciclo, Projeto “Sala multimédia”
Escola Secundária de Vila Verde
– 12ºB, Projeto “Coberto Desportivo: Mais conforto, Mais Desporto, Durante o ano todo!”
Escola Profissional Amar Terra Verde
– Animador Sociocultural – 2.º ano + 2 alunos de Técnico de produção metalomecânica – 3.º ano, Projeto “Universo dos Alunos”
Município de Vila Verde, 2025-07-17