Oficinas Arquimedes ensina às crianças medidas de auto proteção durante um terramoto
Atualizado em 10/11/2019A Biblioteca Prof. Machado Vilela de Vila Verde acolheu no sábado, 9 de novembro, uma nova edição das Oficinas Arquimedes, uma atividade didática da responsabilidade das professoras Jenny Cunha e Rute Lemos, que de forma divertida ensinam as crianças a aprenderem ciência.
“Abala, inunda e queima” foi o tema abordado nesta sessão, alusiva ao terramoto de 1755 e à ciência do fogo. Estamos no dia 1 de novembro de 1755, dia de Todos os Santos, quando uma tragédia assola Lisboa: sismo, tsunami e incêndios tomaram conta da baixa da cidade. Os participantes desta sessão sentiram, por momentos, a angústia dos habitantes, descobriram quais são os elementos que podem potenciar ou extinguir um fogo, registaram algumas medidas de auto proteção contra incêndios e ficaram a saber mais sobre a reconstrução de Lisboa, sob o comando do Marquês de Pombal.
Oficina de Arquimedes
Inseridas no programa “Ler+ Com Ciência” as Bibliotecas de Vila Verde têm vindo a desenvolver estas oficinas com o objetivo de fomentar nas crianças o gosto pela história, pela ciência e pela arte, bem como o reconhecimento da sua aplicabilidade no dia-a-dia, com desenvolvimento de oficinas lúdico-científicas.
As sessões iniciam com um enquadramento histórico, sendo seguidas de demonstrações experimentais apelativas, do género hand-on, associadas a uma determinada temática.
As sessões finalizam sempre com a construção de uma manualidade relativa à temática desenvolvida, que as crianças poderão levar para casa, e têm a duração de 1,5h.
Município de Vila Verde. 10.11.2019