No 4º Dia das Festas S.to António Marchas Populares coloriram o centro de Vila Verde com muita alegria
Atualizado em 12/06/2018As Festas Concelhias de Vila Verde em Honra de Santo António continuam a ser um sucesso tremendo. Ontem à noite, milhares de pessoas juntaram-se no Centro Urbano de Vila Verde para verem o desfile das Marchas Populares.
Marchas Populares encheram ruas de Vila Verde com milhares de pessoas
Tal como manda a tradição, as Marchas Populares de Vila Verde voltaram a sair à rua nas Festas de Santo António.
Às 20h00 de ontem, milhares de pessoas ocuparam as margens da Avenida Bernardo Brito para ver passar o Desfile, que contou com mais de 20 grupos participantes.
Vestidos a rigor, As Juntas de Freguesia, Associações, Escolas e Centros Sociais coloriram o centro de Vila Verde, com uma alegria que contagiou o público presente.
Depois de percorrerem a avenida e de fazerem as suas animadas performances, as Marchas Populares foram sendo chamadas, uma a uma, ao palco da Praça de Santo António.
Durante mais de duas horas, os grupos, dos mais miúdos aos mais graúdos, apresentaram as suas habilidades e recolheram imensos aplausos da multidão que se aglomerou à frente do palco.
De referir que a edição deste ano contou com a participação de algumas crianças e adultos com necessidades especiais da Associação “The Need For” e da “APPACDM, cujas atuações fizeram a alegria dos participantes e da população.
O Presidente da Câmara Municipal, Drº António Vilela frisou a dedicação da Junta de Freguesia de Vila Verde e Barbudo e da Casa do Povo de Vila Verde na organização das Marchas Populares, que se revelaram um autêntico sucesso, com um enorme número de participantes. “É de louvar a enorme dedicação de todos os envolvidos neste projeto e a presença do enorme público que aqui está hoje. Este momento é das crianças, mas também é dos adultos. As Festas Concelhias são para todos e espero que se divirtam muito nas duas noites de Festas de Santo António que ainda faltam”.
A Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes também fez questão de marcar presença, assim como o Presidente da Junta de Vila Verde e Barbudo, José Faria e o Presidente da Casa do Povo de Vila Verde, Ilídio Marques.
Referimos, ainda, que os pais, professores e todos os envolvidos na organização, foram o grande pilar da enorme qualidade das Marchas deste ano.
Foi, sem dúvida, uma noite memorável para o Concelho de Vila Verde!
Conferência “Santo António Casamenteiro”
A conferência decorreu ontem de manhã, na Biblioteca Professor Machado Vilela, em Vila Verde e foi apresentada pelo Historiador, Jornalista, Poeta e Romancista Alberto Augusto.
Britânico e Professor Catedrático, deixou o ensino para se dedicar à investigação da vida de Santo António.
Hoje em dia, participa em várias palestras e realiza conferências que explicam o porquê de Santo António ser considerado casamenteiro.
A atividade contou com a presença da Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes e de duas turmas do 10º ano, Escola Secundária de Vila Verde.
Espetáculo Musical Mickael Akordeon
Depois das Marchas Populares foi a vez de ceder o palco ao Acordeonista Mickael Akordeon.
O artista animou a Praça de Santo António e pôs toda a gente a dançar ao som da concertina e das típicas músicas minhotas!
“Sou do Minho, sou do Minho” é apenas um exemplo das populares canções que o músico e a sua banda apresentaram no espetáculo de ontem à noite e que são um verdadeiro hino à tradição e cultura do Norte!
Município de Vila Verde, 12.6.2018
GALERIAS FOTOGRÁFICAS
CONFERÊNCIA “SANTO ANTÓNIO CASAMENTEIRO”